Bots sustentam e-commerce para picos de blackfriday, durante a pandemia
Para o varejo online, “novo normal” precisará ser acompanhado de estrutura tecnológica compatível com o atual perfil do consumidor. BotCity entrega solução de RPA autoadaptável para empresas sustentarem operações em cenários críticos
O mercado de Varejo viu-se desafiado durante a pandemia. Se por um lado, a venda física foi paralisada em muitos setores, por outro, o volume e o faturamento do e-commerce em geral praticamente dobrou a partir do mês de abril de 2020 – considerando ainda aumentos de quase 300% para setores onde o comércio online ainda era pouco expressivo, como o de alimentos e bebidas. A reabertura gradual do comércio, entretanto, não determina para o Varejo um retorno imediato ao cenário pré-pandemia, pelo contrário: tende a tornar mais complexas as missões do setor varejista.
“Não se trata agora apenas de reabrir pontos de venda, mas de se preparar para um novo perfil de consumidor, transformando a experiência vivida em aprendizado e aumentando as oportunidades de lucro em todos os canais”, pondera Lorhan Caproni, CEO da startup de bots inteligentes BotCity. Somando isso às previstas campanhas do comércio online para o segundo semestre do ano, como a black friday, o e-commerce enfrenta neste momento a demanda de uma revisão rápida de sua infraestrutura tecnológica, segundo o especialista.
Um dos maiores gargalos do setor varejista está em sua operação, o que foi revelado durante a pandemia, principalmente, através dos altos índices de reclamações de consumidores. Isso ocorre porque, em muitos casos, processos de revisão e conciliação são feitos por equipes humanas, propensas à sobrecarga e erros. Nos casos de sucesso da área do Varejo de empresas atendidas pela BotCity, a automação de processos chegou a aumentar em 10 vezes a capacidade de operação e produtividade de marcas atuantes tanto em lojas físicas como no e-commerce.