Black Friday: marcas precisam fidelizar clientes por meio do atendimento otimizado
NeoAssist apresenta previsões e dicas para uma das principais datas de vendas do comércio
Uma das datas preferidas do comércio varejista, a Black Friday passou por grandes transformações durante a pandemia. No último ano, o setor investiu no e-commerce por conta do isolamento social e, por isso, houve um aumento de 80% na quantidade de atendimentos online, de acordo com dados da empresa de tecnologia NeoAssist. Além disso, o relatório Future Shopper Report 2021, realizado pela Enext, aponta que 55% dos brasileiros pretendem seguir utilizando o varejo digital de forma frequente.
Diante desse cenário, é preciso que as empresas observem atentamente como todas essas mudanças refletem diretamente na operação de atendimento, já que é o primeiro contato que o consumidor tem com a sua marca e esta experiência deve ser considerada quando o assunto é um dos maiores eventos do mercado varejista.
Para Anna Moreira Bianchi, CEO da NeoAssist, apesar de existir uma data oficial, este ano no dia 26 de novembro, muitos negócios aproveitam todo o mês de novembro e dezembro para oferecer promoções e colocar em ação algumas estratégias para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Por isso, a atenção com o atendimento deve ser redobrada. “Se a Black Friday é uma data para atrair novos clientes, precisamos saber trabalhar esta nova base para que o ciclo de vida dele seja cada vez mais longo. A estratégia mais eficaz é encantar o consumidor com uma experiência única. É fundamental mostrar para os novos clientes que, além de oferecer um site seguro e com bons preços, a loja também sabe atender muito bem. Portanto, é necessário aproveitar a oportunidade para se destacar de seus concorrentes por meio de um bom serviço, uma boa entrega e um excelente atendimento ao cliente”, aponta.