Avanço tecnológico: Veja a importância de aprimorar e amadurecer as ferramentas já utilizadas nas empresas
A média de investimento nos avatares do metaverso está entre R$50 mil e R$150mil
O mundo tecnológico está se aprimorando e se tornando cada vez mais essencial para as empresas e as pessoas. Já não é novidade que inúmeras instituições estão se adaptando às funcionalidades tecnológicas e cada vez mais presentes no universo digital e do metaverso, como Itaú, Epic Games, Disney, Magazine Luiza, Nike e outros.
De acordo com a Forrester Research (Predictions 2022 Guide), empresa norte-americana de pesquisa de mercado, aproximadamente 80% dos consumidores veem o mundo como totalmente digital, sem divisões. As empresas precisam se preparar para entender as exigências do mercado futuro, e o que o mundo digital pode e poderá oferecer, a fim de saber explorar os recursos da melhor forma possível.
No ambiente do metaverso, o relacionamento entre clientes e avatares de empresas ou celebridades, gera uma comunicação imediata. A promessa desse universo é que tudo que é feito no mundo físico poderá ser feito também por lá, de maneira mais fácil e conveniente. Mas para ter acesso a esse mundo, a recomendação é que a empresa esteja com as outras plataformas digitais em dia e seguindo as premissas do mercado. “O metaverso é um mundo cheio de oportunidades, mas é importante ressaltar que se você, empresário e/ou executivo, não tem as redes sociais da sua empresa alinhadas às inovações e tendências, como por exemplo, ainda não possui uma conta no TikTok ou Twitter, considerados os melhores meios para se comunicar com os clientes, pode ser que a sua empresa dê muitos passos à frente e se precipite ao investir em uma tecnologia avançada, sem antes amadurecer e aprimorar os recursos fundamentais com as ferramentas já disponibilizadas”, comenta Paulo Leocadio, CEO da Taruman, Agência de Marketing Digital.
Para desenvolver uma persona no metaverso é preciso desembolsar um preço considerável. É necessário considerar a narrativa sobre a manutenção dos avatares, a média de investimento nos avatares está entre R$50 mil e R$150mil, segundo Ricardo Tavares, CEO da Biobots, empresa responsável pela criação dos avatares da Boca Rosa e Sabrina Sato.
Para o marketing, o metaverso apresenta uma série de oportunidades, permitindo que as empresas interajam com o seu público de diferentes maneiras, sendo importante que as empresas conheçam a fundo os clientes em potencial. “Quem trabalha na área de comunicação reconhece que criatividade é uma das peças fundamentais para a empresa alcançar o sucesso, e mesmo mudando as plataformas e canais de comunicação, ela sempre vai ser uma grande aliada do profissional na hora de criar estratégias para o mundo real e fictício”, comenta Caio Damasceno, COO da Taruman.