A maioria das empresas ainda está distante da transformação digital
● 56% das empresas pesquisadas ainda estão em uma fase inicial do processo. Somente 10% estão na mais avançada
● Quase 60% focam mais nelas mesmas que nas pessoas (clientes, funcionários e stakeholders)
● O setor de Turismo e Lazer é o mais adiantado no processo; o setor público é o mais atrasado
A pandemia acelerou o processo de digitalização das empresas. No entanto, a maioria (56,2%) se encontra ainda nos níveis iniciais de sua transformação. Somente 10,8% chegaram ao grau de desenvolvimento mais alto, de acordo com o primeiro relatório Deep Digital Journey publicado pela LLYC. Para realizar este estudo, que se enquadra no lançamento da nova unidade de Deep Digital Business da companhia, foram consultados mais de 200 executivos de marketing e comunicação de grandes empresas pertencentes a 16 setores e 12 países da Europa e América.
O documento trata de descobrir em que etapa se encontram as empresas dentro da viagem que supõe a transformação digital, que vai além da digitalização já que implica uma mudança cultural. Para isto, se estabelecem quatro fases, desde a atividade mínima da marca no entorno digital até a evolução máxima que uma empresa pode alcançar na automatização de seus processos. Apesar de que 41% dos pesquisados têm uma percepção própria como avançado ou especialista, o relatório lança as seguintes conclusões:
•34% das empresas desenvolvem práticas próprias do estado mais inicial da transformação digital (Digital Being).
•22,2% se localizam no segundo nível (Digital Optimization), afinando ferramentas e processos digitais.
•33% consideram que estão em um estado avançado (Digital Data Driven), no qual se adaptam ao entorno digital as atividades de suas diferentes áreas de negócio, bem como processos ou plataformas.
•10,8% alcançam o grau mais alto (Deep Digital) e operam já com uma visão de planificação e execução completamente digital.
Quer dizer, a maioria das empresas não chegou ainda à metade de seu processo de transformação digital.
Por setores há grandes diferenças. Turismo e Lazer (linhas aéreas, plataformas de viagem ou empresas de entretenimento) é o mais bem posicionado. 30% das empresas pesquisadas desse segmento estão na fase mais alta. Seguem Tecnologia e Telecomunicações e Consultoria e serviços legais, com quase 20%. Por outro lado, o setor público aparece como o mais retrasado, com 70% das empresas no estado mais inicial da transformação digital.