A Avaya divulgou seu estudo “work from anywhere”, no qual examina as mudanças nos negócios frente ao cenário atual
Por conta da covid-19, a Avaya descobriu que quase 72% dos negócios baseados nos Estados Unidos estão repensando sua forma de trabalhar, 58% sentem que a atividade remota está permitindo que contratem colaboradores de maneira mais distribuída, e 8 entre cada 10 empresas estão se reorganizando para fornecer aos seus clientes e colaboradores experiências que propiciem novas maneiras de realizar suas atividades.
De acordo com a pesquisa, três quartos dos negócios reportam estar focados mais na comunicação com os colaboradores desde o surgimento da covid-19, sendo que: 66% das empresas de médio porte (aquelas entre
251 e 500 colaboradores) têm visto as tecnologias de colaboração e comunicação crescerem em prioridade em decorrência da covid-19; 57% dos negócios relataram algum tipo de esforço com comunicações remotas e fadiga; e 32% disseram que os colaboradores estão tendo dificuldades em se adaptar às novas tecnologias e ferramentas de comunicação disponíveis.
De acordo com Simon Harrison, vice-presidente sênior e Chief Marketing Officer da Avaya, o coronavírus acelerou os projetos de transformação digital e pôs foco nas experiências do cliente e do colaborador, que nunca foram tão importantes.
Principais pontos do estudo:
- Tomadores de decisão da área de tecnologia estão repensando seus negócios em todos os níveis;
- 72% das empresas estão revisitando seu modelo geral de negócios em virtude das mudanças que a covid-19 trouxe;
- 80% estão repensando a experiência do cliente;
- 77% estão examinando a experiência do colaborador;
- 75% estão repensando a abordagem de vendas;
- As empresas estão focadas em investir em comunicações e colaboração;
- 85% das empresas responderam que pensaram que sua tecnologia estava preparada para o trabalho remoto. No entanto, muitos negócios tiveram de implementar novas tecnologias para melhorar os recursos de “trabalhe de qualquer lugar”;
- 65% adicionaram ferramentas de videoconferência;
- 54% implementaram software de chat/mensagens;
- 53% adicionaram ferramentas de colaboração de projetos;
- 85% dos negócios reportaram que planejam tornar as novas tecnologias que adotaram durante esse período uma adição permanente à sua infraestrutura tecnológica.
As prioridades de tecnologia estão mudando:
- 71% dos tomadores de decisão de tecnologia relataram a adoção mais rápida de novas tecnologias em suas organizações por causa da covid-19. A maioria das empresas também teve de mudar suas prioridades tecnológicas, com 52% aumentando o investimento em software de colaboração, índice que fica atrás apenas dos gastos com segurança, que aumentaram em cerca de dois terços dos negócios.
Empresas de médio porte viram as maiores mudanças em suas prioridades, o que inclui aumento em gastos com segurança (74%), colaboração (66%), software de contact center (59%) e rastreamento de contato (53%). No geral, os proprietários e CEOs de empresas estiveram mais inclinados a dizer que a inteligência artificial (IA) teve aumento na prioridade (46%).
A pesquisa, conduzida em agosto de 2020, consultou 300 líderes de empresas e tomadores de decisão. Os resultados do estudo também refletem a realidade brasileira bem como a de outros países da América Latina.