Especialista em telefonia dá dicas de como se adequar à nova regulação da Anatel
Discagem massiva sem critérios para clientes renderá multa de até R$50 milhões
Em recente medida, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estabeleceu que as ligações telefônicas insistentes e indesejadas feitas por empresas usando mais de um número para fazerem ligações para os clientes, sejam elas de telemarketing ou não, poderão ser multadas em até R$ 50 milhões. A regulação visa coibir práticas fraudulentas utilizando os recursos da telefonia e estabelece também regras para facilitar o rastreio de chamadas irregulares.
Apesar de beneficiar o consumidor, a nova resolução prejudica a atuação de empresas que trabalham com contato ativo com o cliente. A partir de agora, todo número que não existir de fato ou que seja impossível receber chamadas de retorno, será considerado um número inválido pela Anatel.
Kathia Alves, CEO da VIP Solutions, empresa especializada em soluções de telefonia VOIP, explica que a resolução pretende minimizar as ligações de spam. “A binagem aleatória é uma prática comum entre empresas que desejam fazer chamadas em massa, porém, sem critérios claros como, por exemplo, a identificação correta do originador da ligação”, explica.
Segundo Kathia, a Anatel, com essa nova resolução, busca proteger os consumidores, mas beneficia também as empresas que operam de forma ética e legal. Ela acredita que a regulação pode aumentar a eficácia das campanhas, que terão uma comunicação mais eficiente e autorizada.
As empresas que dependem de volumes altos de chamadas, de acordo com Kathia, vão precisar fazer mudanças significativas nos seus processos operacionais, com investimentos em tecnologia para garantir conformidade.
Abaixo, a especialista dá algumas alternativas para que as empresas se adequem às novas normas do setor:
• Uso de ferramentas com mecanismos de compliance
“Essas ferramentas garantem que as chamadas ativas sejam feitas de forma ética, com a autorização dos clientes, respeitando a privacidade e o tempo de quem está do outro lado da linha, evitando penalizações”.
• Telefonia em nuvem – economia, foco e segurança
“A telefonia em nuvem, além de trazer economia considerável nos custos das ligações, permite que as empresas gerenciem suas campanhas de chamadas ativas de forma eficiente. Ela disponibiliza ferramentas que permitem monitorar e controlar a frequência das chamadas e personalizar as abordagens, ajudando as empresas a manterem suas operações. Isso aumenta a taxa de sucesso das ligações ao focar em estratégias mais direcionadas”.
• Integrações
“Empresas que utilizam ferramentas de CRM podem integrá-las a meios que garantam que os clientes estejam de acordo com o contato, devido à identificação correta do originador, como o encontrado na tecnologia Voip”.
Texto original: hugcomunicacao.com