6 ações para alavancar a conversão nas vendas online
Ampliar a taxa de conversão é um dos maiores desafios enfrentados pelo e-commerce. Fundamental para medir o sucesso das estratégias de vendas online, essa é uma das métricas mais acompanhadas e avaliadas pelos gestores de lojas online em todo o mundo. “É a taxa de conversão que mostra o nível de eficiência das ações desenvolvidas”, adianta Felipe Rodrigues, CEO da Enviou – plataforma especializada na automação de marketing para lojas online.
O executivo explica que otimizar a taxa de conversão não é tarefa simples, mas também não se trata de um bicho de sete cabeças. Por isso, Rodrigues recomenda que algumas medidas sejam tomadas durante esse processo a fim de alcançar o objetivo final, que é vender mais.
Confira a lista de ações indicadas pelo especialista da Enviou para aumentar a conversão no seu e-commerce:
- Análise
Felipe Rodrigues recomenda que seja realizada uma análise aprofundada das taxas de conversão que a loja online vem atingindo nos últimos meses. “É com base nesses dados que o gestor vai construir uma estratégia específica”, afirma. - Produto
O CEO da Enviou aconselha, ainda, que as lojas online façam uso de imagens e vídeos com boa resolução na hora de apresentar os produtos, além de criar descritivos detalhados para que o consumidor possa compreender todos os diferenciais do item desejado. - Automação
O profissional recomenda o uso de ferramentas de automação do marketing como aliadas dentro da estratégia de aumento da taxa de conversão. “Com a escolha da plataforma correta, é possível ampliar as vendas em até 50%”, adianta o CEO da Enviou, que completa explicando que cinco ferramentas promovem resultados extremamente satisfatórios: “Quando bem utilizadas, soluções como a ‘Recompra Inteligente’, o ‘Abandono de Navegação’, os ‘Gatilhos Personalizados’, o ‘Recuperador de Carrinhos Abandonados’ e o bom e velho ‘E-mail Marketing’ promovem ótimos resultados para o e-commerce”, explica. - Campanhas
Outra recomendação dada por Rodrigues tem relação com a execução de campanhas e ações promocionais. Na visão do profissional, é interessante que especialmente em ocasiões como datas comemorativas e liquidações as ferramentas de automação do marketing sejam utilizadas estrategicamente. A solução ‘Gatilho Personalizado’, que permite o envio de conteúdo totalmente customizado ao consumidor por, whatsapp, SMS, e-mail ou push no navegador, no momento em que essa ação fizer sentido e de acordo com a estratégia de comunicação do e-commerce; assim como a solução ‘Abandono de Navegação’, que identifica automaticamente e acompanha o fluxo de navegação dos clientes que acessam as lojas online e dá início a uma jornada de automação de marketing quando o consumidor abandona o processo de compras antes de adicionar os produtos ao carrinho; associadas ao ‘Recuperador de Carrinhos Abandonados’, que lembra o cliente de que o carrinho está no aguardo da conclusão daquela compra; são essenciais para as operações. - Comunicação inteligente
Na visão do CEO da Enviou, personalizar o contato com o consumidor é uma medida importante para qualquer loja online. Se o e-commerce faz a venda de produtos de uso recorrente, estabelecer uma comunicação inteligente, torna-se essencial. A recomendação, neste caso, é investir em uma ferramenta de ‘Recompra Inteligente’, solução que opera tomando por base uma série de informações, como: o tempo médio estimado para o consumo de cada produto, o intervalo de tempo entre as compras de um mesmo item por uma série de clientes, além de algoritmos, para avisar ao cliente que seu item já deve estar no final e sugerindo que já é hora de adquirir um novo. - Métricas
Acompanhar diariamente as métricas da loja online também é uma medida essencial. “Como as soluções entregam relatórios completos, os gestores das lojas online conseguem acompanhar, de maneira detalhada, a performance entregue individualmente por elas”, afirma Rodrigues. Isso permite que as correções de rota e planejamento estratégico sejam executadas tão logo os primeiros sinais de baixa sejam percebidos.
“Por fim, outros aspectos que merecem atenção da equipe do e-commerce são: variedade de métodos de pagamento, tempo de entrega, valor de frete, parceria logística eficiente, estratégias de SEO, layout da página de vendas e a criação de conteúdos relevantes. Dessa forma, o sucesso vai acontecer”, finaliza o especialista.