Gupshup se fortalece no mercado de dispositivos móveis no Brasil
• Em evento em São Paulo, Gupshup anuncia o lançamento do RCS no mercado de RCS, um dos que mais cresce no mundo
• As receitas dobraram no Brasil desde 2022, o país agora representa o terceiro maior mercado da empresa no mundo
A receita da Gupshup dobrou no Brasil desde o mesmo período do ano passado, com o crescimento da empresa liderando o caminho em setores como bancos e finanças, varejo, saúde e tecnologia. Esse rápido crescimento ocorreu em apenas dois anos após o lançamento da empresa no Brasil. O que também destaca seu crescente investimento no Brasil é que a equipe local cresceu de forma significativa, com o dobro do número de funcionários de quando foi lançada. A mudança estratégica ressalta o compromisso da empresa de comércio conversacional com o mercado brasileiro, a posicionando de forma estratégica para aproveitar as oportunidades no cenário tecnológico, que segue em rápida expansão.
Durante o evento SuperBots deste ano, realizado no dia 7 de agosto em São Paulo, Beerud Sheth, CEO da Gupshup, destacou algumas particularidades do Brasil que o tornam um mercado tão atraente. “O Brasil é um país que prioriza o uso de dispositivos móveis. Ou seja, os brasileiros passam em média nove horas e meia em seus celulares, sendo o Whatsapp a plataforma mais popular, usada por 93% da população. De acordo com nossa pesquisa, as mensagens instantâneas, de Whatsapp e Telegram são a maneira preferida de se comunicar com amigos e familiares para 71,5% dos brasileiros. E não se trata apenas de comunicação pessoal – mais da metade (51,8%) dos consumidores brasileiros também preferem se comunicar com empresas por meio dessas plataformas de mensagens instantâneas”, afirma.
Beerud se refere à pesquisa realizada para o relatório Mensagens de Negócios e o Futuro da Experiência do Consumidor no Brasil da Gupshup, confirmando que os consumidores brasileiros preferem marcas que estejam dispostas a se envolver em um nível de conexão na conversa, como um amigo de confiança. “É nesse ponto que a Nuvem Conversacional da Gupshup se mostrou tão atraente para marcas tão diversas quanto C6 Bank, OralSin, Reserva e L’Oréal no Brasil, permitindo que elas se envolvam com consumidores e clientes em potencial de uma forma profundamente pessoal, de acordo com sua conveniência em torno de questões que os preocupam, sejam especificações de produtos ou o serviço pós-venda”, observa o CEO.
‘A conversa é o novo sistema operacional e os dados são os novos softwares’, destaca Beerud
E mais: Beerud Stheth, CEO da Gupshup, afirmou que, para transformar o uso da IA generativa, existem muitos caminhos. “Os LLM’s são múltiplos e podem ser personalizados para cada empresa, mas é necessário que sejam destinados recursos para investir em IA, construindo um banco de dados. É através deles que cada cliente será conhecido a fundo e poderá ter sua experiência personalizada e inovadora. Se você não tem os dados, você não tem IA”, explica.
Ele acrescenta que, atualmente, existe um ciclo evolutivo onde o cliente quer conectar a IA junto à comunicação via chatbot. “Por isso, quem usar os LLM’s de forma diversa e segura, irá conquistar seus objetivos. Ou seja, a conversação é a nova forma de operação de relacionamento com os clientes, em todas as suas fases”, completa.
Gupshup está pronta para oferecer RCS no Brasil
Sheth também anunciou a disponibilidade do Rich Communication Services (RCS) no país, juntamente com a capacidade adicional das marcas de criar chatbots de IA no RCS por meio da plataforma Vertex AI da nuvem do Google. “Cerca de 80% dos smartphones no Brasil são Android, e nossa experiência na Índia e internacionalmente tem demonstrado o valor do RCS como um canal para adquirir, engajar e oferecer suporte aos clientes. Com mais de 1 bilhão de usuários de RCS em todo o mundo, observamos que as taxas de entrega estão em mais de 98%, sendo que as de leitura são maiores que 35% para mensagens enviadas por meio da plataforma. Considerando o mercado e a preferência cultural no Brasil com relação ao celular, estamos satisfeitos em disponibilizar o RCS para as marcas que priorizam a conversação no mercado”, diz Sheth.
No início deste ano, a Gupshup lançou a Nuvem Conversacional, que inclui o seguinte:
• Permite que mensagens sejam enviadas para diversas plataformas com aprimoramento de IA, como traduções simultâneas e otimização de entrega inteligente – indicando o momento mais provável em que o usuário verifique as mensagens. Ou, ainda, a plataforma utiliza de recursos para que a mensagem seja entregue em um momento propício para o usuário.
• Os anúncios da Gupshup permitem que as marcas capturem dados primários e reúnam leads interessados por meio de um formato de anúncio inovador, chamado Click to Whatsapp ads e Click to Instagram ads, reduzindo significativamente o custo de aquisição de leads. O recurso Gupshup Conversa oferece conversas bidirecionais e personalizadas no Whatsapp, possibilitando um envolvimento mais profundo do cliente em casos de uso, que vão desde carrinhos de compras abandonados, alertas de ofertas e descontos a recomendações de produtos, compras de produtos, suporte e muito mais.
“Tanto a Gupshup quanto o Brasil passaram por jornadas de transformação digital semelhantes; hoje, 74% das empresas já estão usando a tecnologia em algum setor. Ambos evoluímos do SMS para o Whatsapp, do peer-to-peer para a nuvem e, agora, ambos reconhecemos o poder transformador da IA para aprimorar nossas experiências como clientes e empresas”, acrescenta Sheth.