Especialista explica como a análise de dados pode colaborar para a melhor experiência do usuário e aumento de faturamento
Implementação de uma solução omnichannel em canais digitais resultou em um crescimento de mais de 50% nas vendas
Nos últimos anos, a personalização da experiência de compra tornou-se uma prioridade essencial, impulsionada pelo aumento das expectativas dos consumidores e pelos avanços tecnológicos. E as empresas que coletam e analisam dados resultantes deste comportamento podem oferecer recomendações personalizadas e aprimorar a experiência do consumidor. Por exemplo, se um usuário acessa frequentemente uma determinada funcionalidade ou categoria de produtos, o sistema pode sugerir itens semelhantes ou ofertas especiais.
Entretanto, é preciso coletar e filtrar esses dados de forma ética e transparente, conforme explica Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa que atua em São Paulo, Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habib’s, Madero e TV Band. “Utilizando ferramentas de análise integradas, é possível monitorar como os usuários interagem com a plataforma, registrando métricas como tempo de uso, funcionalidades mais acessadas e padrões de navegação. Essas informações são essenciais para entender as preferências e otimizar continuamente a experiência oferecida”, aponta.
Com usuários cada vez mais informados e preocupados com seus dados pessoais, o especialista recomenda que as empresas precisam seguir rigorosamente as regulamentações de proteção de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Tudo que é coletado, deve ser anonimizado e utilizado exclusivamente para melhorar a performance do aplicativo, personalizar a experiência do usuário e desenvolver novas funcionalidades que atendam às necessidades dos clientes”, revela.
Algumas marcas passaram a utilizar inteligência artificial e machine learning para criar recomendações ainda mais precisas e em tempo real. Além disso, a integração de assistentes virtuais e chatbots avançados nos aplicativos permite fornecer respostas e recomendações personalizadas de forma mais intuitiva. “ Existe também no mercado a personalização em dispositivos emergentes, como wearables e plataformas de realidade aumentada, para garantir experiências únicas e envolventes em diversos pontos de contato”, aponta Rafael.
Um exemplo concreto do impacto positivo da personalização é o caso do China In Box, cliente da Alphacode. “Através da implementação de uma solução omnichannel que personaliza a experiência do usuário em canais digitais como aplicativo, PWA e WhatsApp, foi possível recomendar pratos e promoções com base nas preferências individuais dos clientes. Essa abordagem resultou em um crescimento de mais de 50% nas vendas originadas desses canais digitais, demonstrando o poder da personalização em transformar a experiência de compra e impulsionar resultados de negócios”, finaliza.