IA, personalização das experiências digitais e conectividade de dados são os grandes desafios para 2024
Relatório da Progress antecipa as necessidades dos times de TI para o próximo ano e espera evolução no papel da inteligência artificial, assim como na responsabilidade da conectividade de dados
Ao olharmos para 2024, o panorama da inteligência artificial e da aprendizagem automática posiciona os dados no centro da tomada de decisões. O consenso prevalecente destaca que dados valiosos e bem administrados são um requisito fundamental para o éxito dos negócios. Ante a este cenário dinâmico e em constante evolução, especialistas da Progress, fornecedor de software de infraestrutura, realizaram uma análise para antecipar as mudanças esperadas para o próximo ano.
Inteligência artificial no centro
A inteligência artificial deixará de ser uma característica marcante e diferencial para se tornar um elemento central de valor agregado em produtos de software. As empresas serão pressionadas a integrar a IA não apenas para acompanhar tendências, mas para enfrentar desafios concretos e melhorar as experiências dos usuários. Essa integração impulsionará uma era de experiências de usuário sem atritos, à medida que as expectativas dos consumidores se alinham com o potencial da IA para fornecer interfaces intuitivas e otimizadas.
No espaço DevSecOps, a IA generativa continua a ser uma tecnologia emergente que ainda precisa de ser aperfeiçoada, pois requer resultados de alta precisão para ser executada em sistemas de missão crítica. Os sistemas GenAI são ótimos para criar demonstrações interessantes, mas precisam de ajuda para produzir código altamente preciso e confiável. Nesse sentido, a IA generativa não substituirá necessariamente os desenvolvedores, mas expandirá a produtividade das equipes.
Neste contexto, em que a IA assume mais papéis na comunicação e na tomada de decisões, a governança ética passará de uma preocupação de nicho para um requisito generalizado de responsabilidade corporativa.
Experiências digitais mais personalizadas
A equipe Progress prevê que a inteligência artificial surgirá como catalisador na rápida evolução dos chatbots, que se transformarão em agentes conversacionais inteligentes, capazes de compreender a linguagem natural, adquirir consciência do contexto e oferecer ao usuário uma experiência de conteúdo personalizada. Por sua vez, essa personalização evoluirá da segmentação demográfica básica para adaptação de conteúdo em tempo real, exigindo fluxos de trabalho de conteúdo ágeis que possam permanecer atualizados graças à computação de ponta, que impulsionará o processamento e a integração de dados com boa relação custo-benefício.
Da mesma forma, a prevalência contínua do trabalho remoto irá confundir os limites entre as interações digitais e físicas. As empresas precisarão repensar os mapas da jornada do cliente para integrar novas formas de envolvimento digital que possam efetivamente substituir ou complementar os pontos de contato físicos tradicionais.
Conectividade de dados
À medida que avançamos em direção a 2024, prevemos uma mudança significativa na responsabilidade pela conectividade de dados, passando de fornecedores independentes de software (ISVs) para usuários finais de aplicações de business intelligence (BI). O seu envolvimento, desde as fases iniciais dos projetos, é cada vez mais frequente, marcando uma tendência tranquilizadora na gestão eficaz dos dados. Os especialistas da Progress acreditam que essa transição requer uma reavaliação de como abordamos a conectividade de dados, alinhando-a mais estreitamente com as necessidades dos usuários e com o cenário em mudança das ferramentas de análise de dados.
Tecnologicamente, os avanços revolucionários do Data Mesh, especialmente o Data Fabric e a integração dos Knowledge Graphs, redefinirão o cenário. Essas inovações irão melhorar a qualidade dos dados e a eficiência operacional e remodelar a economia da gestão de dados. Ao mesmo tempo, a perspectiva dos líderes sobre a governança de dados e a gestão do conhecimento está se transformando fundamentalmente. O que antes era considerado uma carga regulatória passa a ser uma oportunidade para impulsionar uma melhor tomada de decisões.