“Pequenas e médias empresas precisam de chatbots para escalar negócios”, diz especialista
Engana-se quem pensa que chatbots é uma solução apenas para grande empresas. Especialista da Poli, expert em bots, mostra como pequenas e médias empresas podem e precisam usar essa ferramenta
Segundo a pesquisa “Panorama da Mensageria no Brasil”, com base em uma amostra de 2.086 brasileiros com mais de 16 anos de idade, que possuem acesso à internet e smartphones, foi constatado que o uso do WhatsApp alcança 99% dos usuários, enquanto o Instagram atinge 87%. Entre os entrevistados, 86% afirmam utilizar o WhatsApp diariamente. Além disso, um dado curioso é que metade dos brasileiros com smartphones realizam mais chamadas de voz pelo WhatsApp do que pelas redes de voz das operadoras de telefonia celular.
Uma das consequências para o mercado é que as empresas estão cada vez mais recorrendo a ferramentas como o WhatsApp e o Instagram como formas eficazes de otimizar e automatizar o atendimento ao cliente. Essas plataformas possibilitam que as empresas gerenciem o fluxo de mensagens de maneira eficiente, encaminhando os clientes para os departamentos específicos conforme a necessidade. Isso resulta em um atendimento mais ágil e direcionado, melhorando a experiência do cliente.
Esses assistentes virtuais não estão restritos apenas às grandes corporações e empresas. Até mesmo pequenas e médias empresas (PMEs) podem usufruir de seus benefícios substanciais, desafiando a percepção geral de que essa é uma ferramenta destinada apenas aos principais atores do mercado.
“De fato, os chatbots possibilitam que as PMEs operem 24 horas por dia, reduzindo os gastos com atendimento humano. Em diversas situações, essas empresas podem não ter os recursos para manter um atendimento humano constante. Assim, a implementação de um chatbot se torna um recurso inestimável”, diz Alberto Filho, CEO da Poli, empresa especializada em omnichannel para empresas de variados tamanhos.