Como melhorar a experiência de pagamento do seu cliente?
Manter as taxas de conversão de clientes em um e-commerce é uma tarefa desafiadora, mas não impossível
O e-commerce tem se tornado uma opção cada vez mais viável para o grande público realizar suas compras. Seja por causa do seu processo mais confortável, onde você pode comprar praticamente qualquer coisa com o apertar de alguns botões, ou pelos preços mais em conta do que em lojas físicas.
Isso se mostra através dos números. Segundo uma pesquisa realizada pela SmartHint, o e-commerce brasileiro teve um aumento de faturamento de 785% nos cinco primeiros meses de 2022, se comparado com o período pré-pandemia.
Porém existe um problema que muitos comércios acabam encontrando, e ele se chama área de checkout. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Accenture, 87% dos usuários não finalizam sua compra se a tela de pagamento for complexa, e 55% abandonam permanentemente o varejista.
Mas existe uma saída para aumentar a sua taxa de conversão no checkout de pagamento, através de algumas dicas que separamos para te ajudar.
Excesso de formulários não ajuda
O usuário que recorre ao e-commerce procura sempre algo eficiente e que consiga atender a sua demanda com alguns toques. Um layout que exige muitas informações para terminar a compra pode acabar sendo um grande motivador para que os clientes acabem desistindo e procurando um outro site.
Para que isso não aconteça, é essencial possuir cadastro otimizado, onde dados pessoais e o endereço sejam o suficiente para concluir a compra. Isso varia entre casos, portanto procure saber quais são os dados necessários para terminar o processo, evitando que o usuário digite informações desnecessárias.
Os sistemas de preenchimento automático também ajudam muito nesse sentido. Eles utilizam as informações que já estão cadastradas no seu aparelho, para concluir todo o processo de forma mais simples e rápida.
Compatibilidade para dispositivos móveis
Certifique-se que a sua área de checkout de pagamento é compatível para dispositivos móveis. Isso porque grande parte das pessoas atualmente compra pelo celular, então ter um design responsivo é essencial para que a sua taxa de conversão aumente.
Transparência no valor final do produto
Isso entra principalmente na venda de produtos personalizados. Se o cliente precisa pagar um valor a mais por algum componente extra, ele deve ser avisado, não somente na área de checkout, mas também na tela de compra.
Essa transparência consegue passar mais credibilidade e segurança para o usuário, porque ele não vai se sentir enganado, e ainda vai estar ciente de quanto esse produto custará no final.
Ofereça múltiplas formas de pagamento
Essa é uma dica bastante valiosa, pois muitas pessoas desistem por conta de que o site não possui a forma de pagamento preferível do cliente naquele momento.
Por isso, manter uma plataforma onde possua diversas opções de pagamento pode ajudar a aumentar a taxa de conversão de clientes a seu favor, e ainda mostrar para o público que a sua empresa está antenada com as novidades.
Evite redirecionar o usuário para outras páginas
Lembra sobre o que foi dito sobre agilidade na compra? Levar o seu usuário para outras páginas, para que ele possa preencher os dados, vai muito ao contrário disso. Além de também aumentar a desconfiança dele sobre o processo, o que pode levar à desistência da finalização da aquisição do produto.
Por isso, usar ferramentas que possuam integração com outras plataformas para manter o seu cliente dentro da sua página é essencial. Dessa forma, aumenta a noção de segurança do usuário, e ainda vai deixar seu processo de checkout de pagamento muito mais eficiente.