Profissionais de marketing mobile do comércio eletrônico gastaram US$ 6,1 bilhões em aquisição de usuários em todo o mundo
Dado faz parte do novo relatório, The state of eCommerce app marketing – edição 2022, da AppsFlyer
O relatório – The state of eCommerce app marketing , edição 2022, da AppsFlyer – líder global em mensuração e análise de dados para aplicativos, retrata as principais tendências globais para orientar os profissionais de marketing na construção de uma experiência mobile-first que impulsionará o engajamento e as vendas para a próxima temporada de festas.
Mesmo registrando um significativo crescimento nos últimos anos, bastante impulsionado pela pandemia de Covid-19, o comércio eletrônico em geral, assim como o marketing de aplicativos, em particular, entraram em uma desaceleração natural. Em 2022, como retrata o estudo, o comércio eletrônico não está mais atraindo o mesmo volume de novos usuários e o aumento dos preços está começando a afetar os orçamentos e os planejamentos de marketing. À medida que a temporada de fim de ano se aproxima, a eficiência deve estar na vanguarda da mente dos profissionais de marketing.
“A probabilidade de uma tendência de queda para aplicativos de comércio eletrônico não é o fim para os profissionais de marketing, pois novembro é, todos os anos, o melhor mês para instalações e vendas com a Black Friday, por exemplo”, conta Marlon Luft, da AppsFlyer. “Este ano, especialmente, os consumidores podem ter um apetite ainda maior para gastar na temporada de festas graças à adição da Copa do Mundo. Por esse motivo, os aplicativos devem aproveitar as oportunidades de remarketing para reengajar os usuários que conquistaram nos últimos anos, e os editores precisam aproveitar ao máximo seus canais próprios de mídia”.
Entre julho de 2021 a julho de 2022, o estudo retrata que os investimentos em marketing mobile no comércio eletrônico para aquisição de usuários chegaram a US$ 6,1 bilhões. Isso, no entanto, representou uma queda significativa de 50% nos gastos ano a ano, devido ao aumento do custo de mídia do iOS, ao retorno à normalidade pós pandemia e outras condições macroeconômicas. Assim como o IPC crescente e volátil registrou uma queda de 55% no Android em janeiro, bem como um mergulho íngreme de 53% para iOS.
Outro salto significativo para o mercado, que impacta diretamente nas estratégias dos profissionais da área, foi o aumento em 60% nos custos de CPI – Custo por Instalação para o sistema iOS no mesmo período, que chegou a US$4,2, juntamente com uma queda na participação de instalações não orgânicas. O número global de instalações de aplicativos de comércio eletrônico no sistema operacional Android também registrou queda (-5%), com exceção da Índia, que ganhou um novo tráfego significativo. As instalações do iOS – no período – também sofreram uma ligeira queda, de 4%.
Por outro lado, a conversão de mídia própria aumentou entre as plataformas, saltando 360% (julho de 2021 a julho de 2022). O que reflete nos profissionais de marketing, que agora estão fazendo o que podem para extrair mais valor de orçamentos apertados.
A pesquisa traz ainda outro salto, de 7x, para as conversões de reengajamento de mídia própria, ano após ano no Android e no iOS. O remarketing pago no mesmo período aumentou apenas 8%, enquanto o iOS perdeu 40% após as mudanças de privacidade da Apple e uma redução significativa nos IDFAs (Identifier for Advertisers).
Assim como o remarketing, houve um declínio em 13% na retenção de 30 dias no Android, à medida que os usuários de dispositivos móveis continuam a explorar novos aplicativos e serviços. Enquanto isso, o iOS caiu 5%, enquanto relatava uma melhor retenção geral do usuário.
Metodologia
O State of eCommerce app marketing da AppsFlyer, edição 2022, é uma análise agregada anônima de dados globais proprietários de 5,1 bilhões de instalações de aplicativos de 700 aplicativos e 26 bilhões de conversões de remarketing.
O estudo está disponível em:
https://www.appsflyer.com/pt/resources/reports/shopping-app-marketing-trends/