Dia do Consumidor: especialista explica como aproveitar a data para oferecer um programa de fidelidade
De acordo com a Tenerity, multinacional focada em fidelidade lucrativa, empresas notam um aumento na taxa de sucesso graças às ações de engajamento com os clientes
A alta demanda e grande concorrência têm deixado o mercado do varejo cada vez mais acirrado. Com o Dia do Consumidor, comemorado em 15 de setembro, se aproximando, marcas já estão se preparando para promover descontos e oferecer programas de fidelidade para reter e atrair clientes. De acordo com pesquisa realizada pela NielsenIQ, 84% dos consumidores dizem que se sentem mais inclinados a comprar de uma marca que ofereça um programa de fidelidade, enquanto 66% afirmam que a oportunidade de ganhar prêmios por acúmulos de pontos pode, até mesmo, mudar seus hábitos de consumo.
Pensando nisso, Eduardo Esparza, diretor geral da Tenerity, multinacional especialista em fidelidade lucrativa, levantou algumas dicas para as empresas que ainda não tem uma estratégia elaborada para data. “A retenção de clientes está intimamente ligada ao seu grau de satisfação. Uma das opções para as empresas é contar com plataformas tecnológicas parceiras, como o nosso “Compra & Volta”, que ofereçam soluções de fidelização e engajamento do cliente por meio de recompensas, ofertas e conteúdo exclusivo adaptados em base ao perfil do consumidor”, explica Eduardo Esparza, diretor geral da Tenerity na Espanha e Brasil.
Entre os múltiplos benefícios das estratégias de fidelização, a Tenerity aponta como as três principais sendo: possibilidade de novas fontes de receitas, redução de custos – principalmente na busca de leads, funil de vendas e marketing – e aumento da visibilidade da marca. Agora, e como iniciar o processo de obter um programa de fidelidade?
O executivo explica que a escolha do nome e o marketing de divulgação do programa é de extrema importância. “Podemos dar de exemplo a nossa plataforma Compra e Volta. O próprio nome já sugere do que se trata e a adesão ao programa , se dá através dos e-commerces parceiros. Uma forma fácil de engajar sem nenhum custo para a loja parceira”, conta.
Para finalizar, Esparza explica que, mais do que oferecer um programa, é preciso monitorar seus resultados. “É importante acompanhar se houve um crescimento de vendas e, principalmente, se ele está ligado ao programa que a empresa utilizou para fidelizar seus clientes.”, completa.