Social Selling: modelo descentraliza o processo de vendas de grandes marcas
Novidade permite que marcas tenham sublojas ao vivo comandadas por vendedores de todo o país
Muito utilizado no marketing digital das empresas, o social selling ficou conhecido por ser um aliado de empreendedores que utilizavam as redes sociais para o aumento da interação com clientes e na construção de relações de confiança. Porém, quando realizado apenas por redes sociais este formato se torna limitado por não ter integração direta com o e-commerce das marcas. Foi pensando nisso que a StreamShop, plataforma de vendas digitais e startup pioneira em live commerce no país, resolveu expandir o conceito de live commerce ao dar uma nova roupagem à modalidade e permitir que marcas tenham sublojas ao vivo comandadas por influenciadores e/ou vendedores autônomos de qualquer parte do país.
Marcio Machado (Créditos Henrique Padilha)
“Estamos vivenciando um novo momento das vendas digitais, onde o e-commerce tradicional vai perdendo força e novas modalidades vão ganhando a atenção do consumidor, que está buscando cada vez mais experiências únicas e personalizadas. O social selling, tanto para o mercado business to business quanto para o business to consumer, dá maior autonomia para vendedores e garante a ampliação da atuação das marcas que não querem demandar energia e investimentos ao produzir uma grande live”, conta Marcio Machado, CEO e fundador da StreamShop.
Com a descentralização da venda, o vendedor e/ou influenciador tem autonomia para abrir lives de onde quiser, desenvolvendo a melhor estratégia para o seu público. A Natura, líder no mercado brasileiro de cosméticos, é uma das marcas que aderiu a este modelo de vendas, via StreamShop, e hoje possui mais de 600 gerentes de negócios transmitindo lives para consultoras de todo o Brasil.
A startup permite diferentes formas de comunicação com o público, sejam elas 1to1, em que o vendedor atende exclusivamente um comprador, ou 1 to many, em que um vendedor falar com um número ilimitado de pessoas, e ainda possibilita que lives sejam comandadas em grupo, com até três co-hosts, onde vendedores e/ou influenciadores podem convidar outras pessoas para falarem sobre os produtos, enquanto a audiência vai enchendo o carrinho e comprando sem precisar sair da live. “Nossa plataforma tem se aperfeiçoado muito ao longo do tempo e hoje nós conseguimos proporcionar a personalização da experiência que nenhuma outra empresa consegue oferecer”, finaliza Marcio Machado.