3 vantagens das plataformas digitais no relacionamento com o cliente
Embora muitos negócios já estejam presentes no mundo virtual, a digitalização permanece sendo um desafio para inúmeros pequenos empreendedores. Orçamentos limitados, equipes reduzidas, alta competitividade, entre muitos outros fatores impactam diretamente neste investimento.
Fato é que a transformação digital é vital para as PMEs. Os canais digitais tornaram-se fundamentais para o posicionamento de uma marca no mercado e essenciais para captação de novos clientes, principalmente nesta retomada pós-pandemia.
“Atualmente, as plataformas digitais são a forma mais rápida e eficiente de interação entre pessoas distantes fisicamente. Cada vez mais conectados, o celular não sai mais da mão e, consequentemente, o empreendedor precisa cuidar de sua vitrine digital. O consumidor do e-commerce só é fiel quando sua experiência no ambiente digital de compras é eficiente”, afirma Jefferson Araújo, CEO da Showkase, plataforma que ajuda empreendedores a venderem online de forma descomplicada e integrada a todas as redes sociais e canais digitais.
É a famosa dinâmica do “quem é visto, é lembrado”. Estas plataformas, além de apresentar a marca, permitem que os clientes se comuniquem rapidamente com a empresa, rompendo barreiras e desburocratizando processos.
O executivo listou abaixo os principais benefícios das plataformas digitais para que o seu negócio esteja sempre à frente da concorrência.
FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE
Hoje, as PMEs representam a maioria dos empreendimentos no Brasil e no mundo. Segundo uma pesquisa da GEM/Sebrae, são mais de 20 milhões de empreendimentos no país. Por isso, compreender o comportamento do novo consumidor e o que estes buscam, é fundamental para o sucesso da empresa.
As plataformas digitais estão entre os principais recursos para aquisição de novos clientes, além de contribuir para fidelização dos consumidores, a partir de uma experiência de compra satisfatória e memorável. Com isso, diversificar as estratégias, otimiza o potencial destes canais e aumentam as vendas.
BOA RECEPÇÃO DE NOVOS CLIENTES
Segundo um estudo da Neotrus, o e-commerce brasileiro bateu recorde em 2021 ao registrar um faturamento de R$ 161 bilhões, o que representa uma alta de 27% em relação a 2020. Este crescimento enfatiza um novo comportamento do consumidor, que migrou as compras para o ambiente online.
Realidade para todos os nichos do mercado, principalmente, os setores de eletrônicos, eletrodomésticos e vestuários, o e-commerce deve estar no radar do empreendedor antes mesmo de começar o negócio. “Os empreendedores precisam entender que a transformação digital chegou para ficar e exige pequenas ações que devem ser implementadas no dia a dia da empresa. Ter uma conta no Instagram, por exemplo, é algo essencial, ao passo que a rede se tornou popular, intuitiva e um excelente canal de vendas”, destaca Jefferson.
MENSURAÇÃO DE RESULTADOS
Nas PMEs, as decisões erradas têm um impacto muito maior – especialmente em momentos de crise. As plataformas auxiliam o empreendedor a identificar pontos críticos e agir de forma precisa, garantindo os resultados desejados da empresa e identificando mudanças nos padrões de comportamento do consumidor. Afinal, como saber se suas estratégias estão trazendo retornos positivos?
As plataformas digitais entregam alguns dados estratégicos que quando analisados ajudam na relação entre marca e cliente, fortalecendo o vínculo e otimizando processos internos, sempre buscando oferecer a melhor experiência de compra possível para o consumidor.