Grupo Intelipost lista 5 passos para melhorar a experiência de entrega do consumidor
De acordo com o relatório CX Trends 2022, elaborado pela Zendesk, mais de 90% dos consumidores brasileiros estão propensos a gastar mais com empresas de diferentes setores que proporcionam personalização e experiências simplificadas. Enquanto isso, um relatório da Capterra indicou que 95% dos consumidores almejam entregas mais rápidas. Neste cenário, Stefan Rehm, CEO do Grupo Intelipost, líder em tecnologias inteligentes de gestão logística omnichannel no Brasil, listou 5 passos para melhorar a experiência de entrega. Confira:
1 – Planejamento estratégico
Uma boa estratégia é crucial para que todos os processos estejam alinhados, minimizando a probabilidade de aumento de custos, atrasos e reclamações. Segundo Rehm, a logística de entregas é o alicerce das operações e o mau planejamento pode acarretar danos.
“Previamente, faça um benchmarking completo sobre as condutas vigentes no mercado, desde a oferta de fretes, prazos propostos, até a comunicação com os consumidores”, aconselha o CEO.
2 – Promova a participação do consumidor
Dispor de canais de comunicação, estabelecer uma comunicabilidade proativa e informar o consumidor sobre cada etapa do itinerário da encomenda, é uma excelente maneira de fazer com que o mesmo sinta-se pertencente e valorizado durante o processo de entrega. Além disso, essas ações promovem a aproximação e o desenvolvimento da confiança na relação dos clientes com a sua marca.
3 – Real-time visibility
De acordo com um relatório do Gartner, uma companhia que dispõe de real-time visibility — visibilidade em tempo real, em português — é capaz de reduzir os gastos em até 20% e agilizar o processo de transporte em até 5%. Segundo Rehm, um dos principais benefícios dessa tecnologia é o aperfeiçoamento do desempenho na entrega. “A automatização é peça-chave quando falamos em ganhar velocidade uma vez que os dados atualizados viabilizam tomadas de decisões mais rápidas e com impacto no curto prazo, resultando na eficiência da operação e na satisfação do consumidor”, explica.
4 – Flexibilidade de frete
A flexibilidade é o segredo para agradar à maioria dos consumidores. Assim, é interessante dispor de mais de uma opção de frete, sendo: uma econômica, com um prazo de entrega maior que o frete padrão; e uma modalidade de frete expresso, para quem prefere pagar a mais e receber a mercadoria com antecedência.
5 – Pick-up points
Por último, Rehm afirma que oferecer outras modalidades, como as estratégias de pick-up points — pontos de retirada, em português –, pode ser a solução para a otimização da experiência do consumidor. “Ao dispor de pontos de retirada como alternativa de entrega, além de oferecer um serviço mais ágil para o cliente, a empresa tem a possibilidade de reduzir os custos com o frete”, finaliza.