Estudo* mostra o desempenho dos sites de cloud computing
Páginas na internet das maiores empresas de cloud computing não atendem a critérios simples de qualidade
A WebPeak, desenvolvedora de tecnologia para análise de marketing digital e SEO – Otimização de Sites para Mecanismos de Busca – fez um estudo* sobre as páginas na internet das maiores empresas do mercado de cloud computing e descobriu que muitas não atendem aos critérios de qualidade aplicados pelos buscadores. Assim, estão despreparadas para a transformação digital e pecam em suas estratégias de marketing digital.
Cinco das 26 empresas de cloud pesquisadas estão despreparadas em sua estratégia digital, o que significa que estão muito mal posicionadas nos buscadores e, por isso mesmo, podem perder oportunidades de negócios. São eles: Seprol, Winov, Usetelecom, Corpflex e Copeltelecom. Os dois últimos estão um pouco menos despreparados e, com a correta consultoria podem se tornar “Visionários” e, depois, “Líderes”.
O estudo da WebPeak subdividiu os sites em quadrantes, posicionando as maiores empresas de cloud do mercado como “Populares”, “Despreparadas”, “Líderes” ou “Visionárias”. De acordo com a qualidade do site (eixo X, na horizontal), que verifica a velocidade, qualidade no acesos em dispositivos móveis, fatores Web Vitals e indicadores. E de acordo com a popularidade (eixo Y, vertical), que como o nome diz, analisa a popularidade do site; domínios por backlinks; quantidade de backlinks e indicadores.
O CEO da WebPeak, Marcos Custódio, explica que a relevância de estar bem-posicionado nos buscadores é crucial. Para figurar entre as primeiras posições, os portais de busca levam em conta mais de duas centenas de fatores que demonstram a qualidade da página. “Desenvolvemos uma tecnologia capaz de fazer os sites estarem em compliance com essas métricas, implantarem uma estratégia eficiente de marketing digital e progressivamente se manterem bem-ranqueados nos principais buscadores,” assinala.
IBM, Azure Microsoft, Locaweb, Totvs e Builtin figuram no quadrante da WebPeak como sites “Líderes” e recebem mais acessos orgânicos devido à atenção e preocupação que eles têm com as principais práticas do mercado, que estão ligadas à performance interna e externa.
Na fronteira entre “Visionários” (que trabalham de maneira expressiva a melhora em seu posicionamento digital, mas ainda não atingiram o status de líder) e “Líderes” estão Br. Claranet, Mattrix, Mandic e Telium.
E os “Populares”, assim chamados por serem sites de referência na internet, mas que não atendem a critérios simples de qualidade utilizados para qualificação em mecanismos de busca, estão Salesforce e Oi.
A maior parte dos portais das empresas de cloud computing, observadas no estudo, se encontra no quadrante como “Visionários”: Hostmidia, Maxihost, Equinix, Avato, Mundo Open, Ntux, IP Company, Blue, Neogrid Data Center e Stetnet.
*O estudo completo está disponível no link