Transformação digital é essencial para pequenas e médias empresas
Pesquisa do Sebrae aponta que, antes da pandemia, 71% das PMEs no Brasil não usavam nenhum tipo de software de gestão
O mercado está muito mais competitivo e as pequenas e médias empresas precisam buscar diferenciais para crescer, se destacar e atrair mais clientes. Um fator essencial para a transformação de uma empresa é o investimento em tecnologia, modernizando seus sistemas de gestão para ter mais eficiência nos processos e também criar uma relação mais próxima e direta com os consumidores. Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostrou que, em 2018, 71% das pequenas e médias empresas brasileiras não usavam nenhum tipo de software para fazer a gestão do negócio e 41% ainda recorriam ao caderno para fazer o controle financeiro.
“Esse foi o cenário pré-pandemia. Infelizmente, muitos desses negócios acabaram não resistindo justamente por não existirem no ambiente digital, tanto no aspecto de gestão, quanto comercial”, analisa Frederico Stockchneider, diretor de tecnologia na InfoWorker Tecnologia e Treinamento, empresa que atua no mercado corporativo, criando soluções em software para empresas de todos os portes.
Stockchneider explica que hoje é possível reunir diversos aplicativos e sistemas em plataformas omnichannel, um sistema de integração inteligente, que funciona através de intensas trocas de informações. Na parte administrativa de uma empresa, esse tipo de software permite, em um único sistema: fazer a contabilidade, com o controle de contas bancárias, além de receber e realizar pagamentos; controlar melhor os estoques e verificar as vendas, fornecendo uma visão precisa do que entra e sai de produtos, além da hora certa da reposição; gerir o pessoal, com verificação de horários de entrada e saída e controle do trabalho de vendedores internos e externos.
Segundo o diretor, na questão da comunicação, a automação dos sistemas pode oferecer amplas opções de contato com os clientes, como WhatsApp, redes sociais (Instagram, Facebook) e bots, que são interações automáticas por texto (chatbots) ou voz (chatbots), baseadas em inteligêncito coma artificial (IA). A aproximação maior com o consumidor possibilita respostas mais rápidas e claras, e melhor tomada de decisões. O sistema de gestão integrado ainda pode ser utilizado para melhorar as atividades de marketing e e-commerce de uma empresa. “São ações estratégicas para estreitar o relacionamento com os clientes, divulgar produtos e a própria marca da empresa”, comenta.