Pesquisa da TCS revela que 70% dos CXOs consideram a modernização de ambientes com mainframes ou sistemas legados como prioridade para os negócios
Pesquisa encomendada pela Tata Consultancy Services e AWS destaca os desafios impostos pelos sistemas legados, os benefícios percebidos da modernização e da migração para nuvem e as abordagens mais populares entre os líderes
A Tata Consultancy Services (TCS), (BSE: 532540, NSE: TCS), empresa líder em soluções de negócios, consultoria e serviços de TI, divulgou os resultados de uma pesquisa global que revela que mais de 70% dos CXOs consideram a modernização de ambientes com mainframes ou sistemas legados uma prioridade estratégica de negócios para os próximos três anos.
O estudo, conduzido em colaboração com a AWS, consultou 211 CXOs e tomadores de decisão de nível sênior de empresas que atualmente possuem sistemas legados ou de mainframe. Entre os destaques estão tendências relevantes sobre como as empresas veem o futuro desses ambientes em suas trajetórias de transformação digital, gargalos e desafios nos processos de migração e a preferência por tecnologias baseadas em microsserviços. As principais revelações do relatório são:
• Mais de dois terços dos participantes do estudo estão usando mainframes ou sistemas legados em operações básicas de negócio, e mais de 60% em funções com foco nos clientes.
• Os três principais desafios relacionados aos sistemas legados são integração com novas aplicações (61%), falta de agilidade nos negócios (57%) e riscos de segurança (55%).
• As principais barreiras para a migração dos sistemas legados para a nuvem são preocupações com segurança (44%), interrupção das operações (37%) e confiabilidade (33%).
• Mais agilidade para atender às demandas do mercado (45%) é um objetivo importante das empresas na condução dos processos de modernização dos sistemas legados, seguida por desempenho mais alto das aplicações/mais capacidade de resposta (41%) e maior disponibilidade/melhor recuperação em caso de desastres e níveis mais elevados de conformidade/segurança (38%, cada).
• Reengenharia/redesenvolvimento (33%) é a abordagem preferida para a modernização dos sistemas legados, seguidos por lift-and-shift (20%), retain-and-optimize (19%) e refactor (9%).
• A maioria das empresas que participaram da pesquisa utilizam atualmente (64%) ou planejam utilizar (22%) ferramentas para automatizar parcial ou totalmente o processo de modernização.
“A pesquisa reforça nossa própria experiência com clientes em todos os setores e mercados. Eles têm dado a mais alta prioridade à modernização dos ambientes com mainframes ou sistemas legados em seus programas de transformação digital, especialmente durante a pandemia. As empresas estão buscando parceiros que sejam capazes de ajudar a mitigar riscos de paralisação e garantir resultados de alta qualidade com a agilidade. O profundo conhecimento contextual da TCS, seu foco estratégico na nuvem, seus serviços avançados de modernização suportados por produtos de automação inteligente como TCS MasterCraft™ TransformPlus, seu design organizacional e importantes parcerias com hyperscalers nos tornaram o parceiro preferido das empresas para acompanhar as jornadas de migração para a nuvem”, afirma Vijayalakshmi Gopal, diretor da TCS MasterCraft.
A pesquisa realizada pela IDG Research entrevistou profissionais em cargos de diretoria ou superior em empresas de todos os setores, de médio (mais de mil funcionários) a grande (10 mil funcionários).
Leia a íntegra do relatório em https://mastercraft.tcsapps.com/transformplus-survey-Mainframe-Modernization-Trends.