Adoção de filosofia ágil avança no Brasil com engajamento de liderança, foco no cliente e melhor mensuração dos resultados
• Esta é a principal conclusão da terceira edição do estudo “Agilidade na América Latina”, realizado pela everis, em parceria com a MIT Tech Review em espanhol, cujo objetivo foi avaliar a adoção da filosofia ágil pelas grandes empresas da América Latina.
• De acordo com 52% dos líderes latino-americanos entrevistados, houve redução de custos com a aplicação da metodologia ágil, 68% tiveram redução de riscos e 94% tiveram melhorias na velocidade e alinhamento de TI com o negócio.
• O investimento das empresas da região em projetos ágeis aumentou em 30% desde 2017, com o objetivo de melhorar seus processos de transformação.
A everis, consultoria de negócios e TI do Grupo NTT Data, e a MIT Tech Review em espanhol realizaram um estudo sobre a adoção da agilidade nas principais empresas da América Latina*. Em um mercado em constante transformação, elas precisam responder com rapidez e eficiência, e o panorama da região mostra que a adoção da filosofia ágil resultou em redução de custos e riscos, além de maior alinhamento da área de TI com o negócio.
O estudo foi realizado com base em 48 entrevistas de líderes de 35 empresas, dos países nos quais a everis atua (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru), 26 das quais estão entre as 500 maiores da América Latina. Três em cada quatro dessas empresas têm um faturamento de mais de US﹩ 50 milhões, enquanto 61% têm mais de 5.000 funcionários. Os aspectos analisados foram processo de adoção, desafios atuais e estratégias de gestão, geração de talentos e crescimento da agilidade dentro das empresas.
Uma das conclusões é que a filosofia ágil não é mais utilizada somente na área de tecnologia, mas aplicada transversalmente em toda a estrutura organizacional. Uma das razões mais relevantes para a adoção desses modelos de trabalho é a melhoria do time-to-market e o alinhamento das equipes com uma visão mais centrada no cliente.
“As companhias brasileiras estão focadas em oferecer experiências mais interessantes e satisfatórias aos clientes, assim como em obter resultados precisos no menor tempo possível. Os métodos ágeis têm permitido que as empresas diminuam processos burocráticos e se adaptem as necessidades de mercado através de novos hábitos organizacionais e melhor aproveitem seus dados para agilizar lançamentos de produtos e serviços, personalizar as ofertas aos clientes e se antecipar às suas expectativas”, afirma Ewerton Santos, Head do Centro de Excelência ágil da everis Brasil.
*Ver a íntegra: http://www.everisestudos.com.br/estudo-agilidade-brasil