Inteligência Artificial: 5 dicas para aplicar no seu negócio
De acordo com dados da Gartner (outubro/2019), 14% das organizações utilizam a Inteligência Artificial como aliada a novos trabalhos e quase 50% dos líderes pretendem implantar a tecnologia até final de 2020
André Barretto, CEO da Unike Technologies, FricTech que utiliza biometria para melhorar a experiência de consumo dos brasileiros, o uso da IA já é uma realidade para muitas empresas brasileiras e ganha adeptos a cada dia. “A tecnologia vem revolucionando o mundo corporativo e trazendo bons resultados para as empresas. Ela se tornou essencial para otimizar os processos, monitorar o mercado, conquistar e fidelizar os clientes. Destaco que a Inteligência Artificial não vai substituir o trabalho humano e sim agrega e traz inovação às tarefas operacionais”, pondera.
Confira cinco dicas que o executivo listou sobre como é possível usar a tecnologia para qualificar o seu negócio.
Relacionamento com o cliente
A tecnologia poderá resolver problemas e antecipar futuras compras. O conceito de Computação Cognitiva tem revolucionado o atendimento, que é capaz de compreender a linguagem humana, além de identificar imagens e respostas próprias dos clientes, com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor.
Uso de plataformas digitais
As plataformas digitais são grandes aliadas para agregar valor e mais inteligência para o seu negócio, além de ganhar velocidade para colocar seus serviços e produtos no mercado. Atualmente, existem diversas soluções com custos acessíveis e até gratuitas que podem ser utilizadas para realizar gestão, gerar receitas, geração de conteúdos e colaborar com a inovação das empresas.
Redução de custos
Com a Inteligência Artificial muitas empresas conseguem impulsionar sua performance entregando serviços e produtos de qualidade, além da redução de falhas humanas, que muitas vezes é um dos principais problemas que atinge o gasto financeiro das companhias.
Aumento nas vendas
O uso do Machine Learning (ou aprendizado de máquina) ajuda no desempenho da área de vendas e marketing das empresas. É um sistema que aprende como agir por conta própria com base em dados coletados e traz benefícios como automação de processos, agilidade, foco na estratégia de negócios e personalização do atendimento.
Segurança de TI
A segurança da tecnologia da informação é uma das áreas das empresas que mais utilizam a Inteligência Artificial. O uso da tecnologia ajuda a prevenir ameaças e ataques à seguranças dos sistemas, problemas de usuários e automação, permitindo que os profissionais da área adotem uma postura de segurança mais proativa.