Inteligência artificial pode economizar, em um mês, até 18 milhões de horas gastas pelos clientes com serviços de atendimento
O uso da Inteligência Artificial (IA) está mudando o mercado e criando novas práticas nas organizações, principalmente na área de experiência do cliente. De acordo com dados levantados pela Zendesk, o uso de ferramentas que usam IA para dar respostas automáticas, pode economizar, aproximadamente, 18 milhões de horas gastas pelos clientes com serviços de atendimento em apenas um mês.
Um exemplo de ferramenta que usa inteligência artificial e machine learning para atendimento ao cliente é o Answer Bot, da Zendesk. A ferramenta entende e responde perguntas de clientes usando uma base de artigos e também informações que a empresa já possui em seu banco de dados. Caso o cliente ainda não tenha sua questão respondida, o sistema encaminha a conversa diretamente para um agente humano. “O atendimento automatizado do Answer Bot faz com que questões repetitivas sejam facilmente solucionadas, deixando assim a interação via agentes para contextos mais complexos e que exijam inteligência humana”, explica Ivan Preti, arquiteto de Soluções da Zendesk.