95% dos brasileiros consideram experiência tão importante quanto produtos ou serviços, diz pesquisa da Salesforce
Nova edição do “State of the Connected Customer” mostra que o foco na experiência do cliente continua sendo imperativo e estima que 66% dos engajamentos com marcas dos consumidores no país serão online
A Salesforce, líder mundial em soluções de gestão de relacionamento com clientes (CRM), lançou a quinta edição de seu relatório State of the Connected Customer, que compartilha insights de quase 17.000 consumidores e compradores empresariais em 29 países, incluindo Brasil, no novo cenário digital de engajamento do cliente. Com as expectativas individuais dos clientes cada vez mais importantes na hora da compra, o estudo aponta que para 95% dos brasileiros, a experiência oferecida por uma marca é tão importante quanto os produtos e serviços – alta de 3% ante a última edição do relatório.
Entre os principais insights do relatório State of the Connected Customer deste ano estão:
Surgiu uma economia baseada na confiança. À medida que os clientes navegam em um mundo em rápida mudança, questões de confiança, valores e integridade estão impactando cada vez mais seus relacionamentos com as empresas. A grande maioria (88%) dos brasileiros entrevistados acreditam que a relação de confiança entre consumidor e marca se torna mais relevante em períodos de mudança — em linha com a percepção global (87%).
A aceleração digital está despertando a demanda por personalização em escala. O engajamento do cliente é, com certeza, prioritariamente digital, mas as marcas estão sob pressão para mesclar interações online e offline em uma experiência personalizada à medida que a interação pessoal ao vivo volta a ser muito mais frequente no dia a dia. Com um índice ligeiramente menor na comparação com o resultado global da pesquisa (68%), 58% dos consumidores brasileiros compraram produtos de novas maneiras desde 2020.
Novas realidades estão testando a fidelidade às marcas. À medida que as prioridades e os comportamentos mudam, as fidelidades consolidadas às marcas estão passando por testes de força. No Brasil, cerca de oito em cada dez consumidores trocaram de marca pelo menos uma vez no último ano.
Engajamento prioritariamente digital. Para este ano, os consumidores brasileiros estimam que 66% de seus contatos com marcas e empresas serão feitos através de canais digitais. Além disso, quando olham os próximos três anos, eles acreditam que compras via dispositivos móveis (76%), pagamentos sem contato (74%), compras via redes sociais (72%) e experiências virtuais 72%) serão os serviços e tecnologias mais utilizados. Do outro lado da balança, com a volta à normalidade, eles esperam usar menos os serviços de drive-thru para retirada de compras e compromissos por vídeo.
Esse novo mundo prioritariamente digital mudou as normas do comércio, do trabalho e da vida cotidiana, levando clientes e marcas a restabelecer a forma como se conectam. À medida que os clientes continuam a priorizar os canais online para suas experiências com as marcas de preferência, estas companhias precisam repensar as interações digitais que engajam os clientes de uma maneira flexível, ponderada e com um toque pessoal.
“Muitas marcas e empresas estão se reajustando a este contexto de mais interações presenciais e um novo comportamento do cliente. Com as mudanças que ocorreram no último ano e as que ainda estão por vir, focar nas necessidades e expectativas de seus clientes deve ser seu principal compromisso para ampliar a confiança”, diz Fabio Costa, general manager da Salesforce. “Entendendo cada um de seus clientes como um ser individual e único, as empresas conseguem ganhar, construir e manter o principal pilar do relacionamento com consumidor e o cliente corporativo: a confiança”.
Veja um detalhamento dos principais insights de consumidores e compradores empresariais, incluindo filtros por geração e país, em um painel interativo do Tableau.
Metodologia
Os dados do relatório State of the Connected Customer são de um estudo duplo-cego com 13.020 consumidores e 3.916 compradores empresariais na América do Norte, América do Sul, Europa, África e Ásia-Pacífico. Os dados foram coletados entre 8 de dezembro de 2021 e 1º de fevereiro de 2022. O viés cultural afeta os resultados da pesquisa.