5 tendências do comércio eletrônico para o último quadrimestre do ano
Período engloba importantes datas, como Black Friday e Natal, e algumas estratégias devem se destacar na hora de alavancar resultados e elevar a experiência do consumidor
Os últimos quatro meses do ano trazem datas importantes para as vendas do varejo digital, como o Dia do Cliente, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta para o segundo semestre um faturamento de mais de R$ 70 bilhões – parte desse resultado se deve às datas sazonais.
Eric Vieira, head de e-commerce do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas, alerta que é preciso estar atento às tendências do e-commerce para alcançar boa performance no período.
“Para vencer dentro de um mercado tão competitivo, é preciso surfar na onda das tendências, acompanhar as inovações e os novos hábitos e preferências do público, e usar os recursos disponíveis para construir uma experiência de compra mais satisfatória. Naturalmente isso levará a bons resultados e também à fidelização”.
Pensando nisso, o executivo elenca as principais tendências do comércio eletrônico para os últimos meses do ano:
Live Commerce
Essa estratégia, muito popular na China, é tendência na hora de impulsionar vendas em datas importantes. Nela, a empresa promove seus serviços ou produtos em transmissões online em tempo real, com promoções exclusivas para quem estiver assistindo. “A ideia é engajar o cliente e incentivá-lo a comprar naquele momento. O público interage com o apresentador, assiste a demonstrações de uso dos produtos e pode tirar dúvidas ao vivo, o que acaba também humanizando e estreitando o relacionamento”, pontua o executivo.
Metaverso
Em fase de expansão, o espaço virtual em 3D, que replica a realidade usando dispositivos digitais e recursos como a realidade aumentada, para proporcionar experiências imersivas e interativas, deve movimentar bilhões de dólares nos próximos anos, de acordo com a consultoria Ernst & Young. Sua aplicação no comércio eletrônico revoluciona a jornada do consumidor e a tendência é que essa tecnologia esteja cada vez me commerceais presente no mercado.
4G e 5G
A implementação do 5G e a ampliação das áreas cobertas pelo 4G no país trazem grandes impactos no comércio eletrônico, aumentando a velocidade das transações, como pagamento e carregamento de páginas, e a satisfação dos consumidores. Os lojistas, por sua vez, terão mais oportunidades de negócios, podendo explorar soluções com inteligência artificial e internet das coisas em mais profundidade e com mais qualidade. “Estratégias como live commerce e metaverso podem ser adotadas com mais efetividade com redes móveis mais velozes e conexões mais estáveis”, pontua o executivo.
Marketplaces
Os varejistas que apostaram no e-commerce para aumentar as vendas e o alcance de público acertaram em cheio e já colhem os frutos dessa decisão. A adesão aos marketplaces também aumenta e deve ser uma tendência forte, especialmente de olho em oportunidades como a Black Friday. “Hoje, mais do que estar inserido em grandes plataformas, como Lojas Americanas, Magazine Luiza e Mercado Livre, o e-commerce está aprendendo a explorar as vantagens de se tornar ele próprio um marketplace, aumentando o portfólio de produtos que oferece ao público e os ganhos com vendas, pois além de faturar com suas próprias vendas, ele recebe pelos resultados alcançados por seus parceiros dentro da plataforma”, explica Vieira.
Voice Commerce
No Voice Commerce, o cliente faz uma compra apenas usando comandos de voz. Ele não precisa digitar e nem ter qualquer interação física com o telefone ou o computador para escolher um produto e finalizar a transação. Isso é possível por meio de inteligência artificial e assistentes virtuais que respondem a esses comandos, possibilitando uma experiência de compra cômoda e facilitada.