4 formas de usar o e-mail marketing para ampliar as vendas online
Felipe Rodrigues, CEO da Enviou, orienta como o uso inteligente e estratégico da ferramenta pode contribuir para ganhar assertividade em campanhas e ações especiais
Apesar da popularidade de aplicativos par troca de mensagens, o e-mail segue sendo uma das maneiras mais utilizadas pelas pessoas para a comunicação digital. As estimativas apontam que, atualmente, existem mais de 4,3 bilhões de usuários de e-mails em todo o mundo. Não é à toa, que 87% das campanhas de marketing realizadas hoje em dia utilizam essa ferramenta como meio de chegar aos públicos pretendidos.
Inclusive, uma pesquisa realizada pela empresa Opinion Box, que aponta as tendências para o varejo em 2024, indicou que 29% das 2.083 pessoas entrevistadas, gostam de se relacionar com as lojas onde realizam suas compras por e-mail. “São notórios os resultados alcançados com o envio de um e-mail marketing quando utilizadas as estratégias corretas”, avalia Felipe Rodrigues, CEO da Enviou – plataforma especializada em ferramentas e soluções para automatizar o marketing para e-commerce.
O executivo explica que ao utilizar o e-mail marketing empregando a mensagem correta, no momento certo, torna-se possível alcançar resultados interessantes no e-commerce. “Estimo ser possível, por exemplo, ampliar o volume de vendas de uma loja online em até 20% aplicando as estratégias adequadas em momentos cruciais”, revela Rodrigues.
Na visão do CEO da Enviou, o e-mail marketing continuará sendo, por muito tempo, um dos principais meios para o estabelecimento da comunicação com os clientes, fidelização e um canal especial para a entrega de conteúdos, que ajudem a vender mais. Rodrigues, inclusive, oferece orientações quanto ao uso da ferramenta para alavancar as vendas:
-Personalize o conteúdo: levar informação ao consumidor é sempre uma maneira interessante e inteligente de chamar sua atenção. De acordo com o executivo, o envio de um e-mail marketing personalizado pode ser bastante útil em diferentes momentos. “Se o cliente abandonou o carrinho de compras, por exemplo, é bastante pertinente fazer contato com ele, de forma personalizada, explicando quais as vantagens em adquirir aqueles itens que já haviam sido escolhidos e oferecendo, quando possível, um cupom de descontos para a concretização da compra”, afirma.
-Entregue promoções reais: o e-mail marketing segue sendo um canal interessante para anunciar a realização de ações promocionais aos consumidores, desde que elas realmente sejam promoções e não pegadinhas. “Fica ainda mais interessante se for possível analisar o perfil de navegação daquele cliente e indicar a ele os produtos que ele já queria com descontos especiais”, orienta.
-Abandono de navegação: se o cliente estiver na loja online, visualizar uma série de produtos e, por algum motivo, não adquirir nenhum, o e-commerce tem aí mais uma oportunidade para encaminhar uma comunicação sob medida ao consumidor. “Torna-se estratégico enviar um e-mail para esse cliente apresentando os produtos pelos quais ele se interessou, ofertando condições especiais para a compra, etc”, detalha Rodrigues.
-Indicação de recompra: outro momento estratégico para o envio de um e-mail marketing customizado aos clientes está ligado ao tempo de utilização dos produtos. “Essa é uma estratégia interessante para itens de consumo recorrente”, analisa o executivo. Segundo Felipe Rodrigues, CEO da Enviou, o ideal é avaliar o tempo médio de consumo daquele item específico e realizar contato com o cliente antes da conclusão desse prazo. “Assim, torna-se possível estimular a aquisição do produto”, finaliza o executivo responsável pela Enviou – plataforma especializada em ferramentas e soluções para automatizar o marketing para e-commerce.