1,36% das vendas do e-commerce brasileiro na black friday 2020 foram tentativas de fraude, aponta estudo da Konduto
Durante os quatro dias mais importantes da Black Friday, comércio eletrônico teve aumento de 48,33% em número de pedidos, em comparação ao ano passado
A taxa de tentativa de fraudes sobre o total de pedidos no comércio eletrônico brasileiro ficou em 1,36% durante a Black Friday de 2020, segundo balanço da Konduto, solução antifraude para e-commerces e pagamentos digitais; isso corresponde a 2,72% do faturamento na data. Já no ano passado, o índice de tentativas de fraude em quantidade de pedidos ficou em 1,14%.
Durante o último fim de semana de novembro, houve um aumento de 48,33% no número de pedidos, em comparação a 2019. Se for levada em consideração só a sexta-feira, o crescimento fica em 65,15% em compras on-line.
“Se olharmos para o ano passado, tivemos um pequeno aumento no índice de tentativas de fraudes. Isso acontece porque o número de compras legítimas feitas neste período também é maior”, explica Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto. “Muitos consumidores evitam fazer compras não essenciais (TVs e smartphones, por exemplo) até dois meses antes da Black Friday para esperar a época de descontos. Além, claro, de antecipar as compras de Natal”, completa. Canabarro explica ainda que a edição deste ano era uma das mais aguardadas, já que muitos varejistas prometiam descontos mais agressivos para compensar a queda nas vendas durante a pandemia.