Zoho Marketing Automation lança integração gratuita com o whatsapp e mira as PMEs brasileiras
Com foco em pequenas empresas e empreendedores que atendem via whatsapp, nova integração é gratuita e promete impactar positivamente os negócios brasileiros
O whatsapp tem tido cada vez mais protagonismo entre as principais canais de comunicação do mundo. Com mais de dois bilhões de usuários ativos, o aplicativo é sucesso absoluto no Brasil, onde conta com mais de 147 milhões de usuários (o que corresponde a 99% dos brasileiros online), segundo dados da Statista. O país está em segundo lugar no mundo em número de contas, atrás apenas da Índia.
Fora das conversas pessoais, o whatsapp também tem se tornado uma poderosa ferramenta de comunicação empresarial. Dados de uma pesquisa do Olhar Digital indicam que 95% das empresas brasileiras já possuem uma conta dedicada ao atendimento de clientes via whatsapp em sua versão corporativa do aplicativo, o whatsapp business.
Pensando na popularidade do aplicativo, o Zoho Marketing Automation, ferramenta de automação de canais e campanhas de marketing da multinacional indiana Zoho, está lançando uma integração gratuita com o whatsapp no Brasil. Anunciada em abril, a novidade permitirá que todos os atuais e novos usuários da plataforma de marketing da Zoho passem a contar com o whatsapp entre os canais utilizados para se comunicarem com seus clientes, enviando mensagens personalizadas e automáticas.
Por ser uma provedora oficial de soluções empresariais para a Meta, a Zoho não cobra qualquer valor pela integração com o whatsapp. Contudo, a Meta efetua a cobrança pelo envio de mensagens, conforme o plano corporativo contratado por cada empresa. A Zoho, nesse contexto, se limita a repassar esse custo ao usuário final.
Aposta no marketing conversacional
A integração, já existente em outros mercados onde a Zoho está estabelecida (a empresa está em mais de 150 países), chega ao Brasil como uma aposta na popularidade da ferramenta, e na crença do marketing conversational como uma das principais tendências do marketing na atualidade, explica Raphael Leite, gerente de marketing de Zoho Marketing Automation no Brasil. “Uma preocupação das marcas hoje em dia é gerar conversas relevantes com seus clientes. Entendemos a importância da segmentação e da personalização para que cada interação seja valiosa e percebida como única para cada cliente, independente do momento da jornada de compra em que ele se encontra”, diz.
Whatsapp marketing no Zoho Marketing Automation
Com a nova integração, usuários do marketing automation poderão conduzir suas campanhas de marketing por meio de agendamentos e mensagens personalizadas, de felicitações de aniversário a lembretes de carrinhos abandonados, tudo por meio do whatsapp. Há também a possibilidade de incluir imagens, vídeos e até mesmo áudios.
Além disso, as empresas também contam com a obtenção de relatórios com análises apuradas sobre a interação e engajamento dos clientes a cada mensagem enviada, considerandos os melhores horários de abertura e picos de acesso, tudo de forma eficiente e escalável. A ferramenta também está integrada a todos os outros canais de marketing que podem ser gerenciados no marketing automation, como e-mail, landing pages, SMS e redes sociais.
“Temos um contingente de 5 milhões de PMEs usando o whastapp business no Brasil que não pode ser ignorado. Então para elas, ter à sua disposição o principal canal de mensagens do mundo e poder transformá-lo também em um canal de marketing capaz de atrair novos leads, gerar vendas e criar fidelização a longo prazo, é algo que vai com certeza apoiá-las e ajudar a Zoho a ir adiante na missão de democratizar a tecnologia”.