Vertem aponta quatro benefícios do modelo de ecossistema para as estratégias de fidelidade
Com o aumento das ofertas no mundo digitalizado, benefícios relevantes são um diferencial para conquistar mais investimentos das empresas
Os programas de fidelidade se apresentam cada vez mais como um diferencial para estreitar o relacionamento entre marcas e consumidores. Dados da Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) mostram que o setor segue em rápido crescimento: em 2019, faturou R$ 7,7 bilhões, valor 11,6% maior na comparação com o ano anterior. Contudo, com a digitalização expressiva dos consumidores e a transformação digital acelerada, desenvolver uma estratégia de fidelidade diferenciada tem se apresentado como um grande desafio de negócio.
Para Johnny Chi We Wei, cofundador e head de Novos Negócios da Vertem, empresa líder em fidelidade B2B, “o mercado vem se transformando rapidamente com as inovações tecnológicas aliadas ao data-driven business”. O novo perfil do consumidor amplifica o potencial das empresas e muda a forma com que cada uma se relaciona com sua cadeia de valor. “Por isso, conquistar a fidelidade depende de estratégias baseadas em ações ecossistêmicas para alcançar os objetivos da marca, com o mindset de foco no cliente (customer centricity)”, ensina o executivo.
Entre os diferenciais de ter estratégias de fidelidade baseadas em um modelo de ecossistema, a Vertem destaca os seguintes benefícios para as empresas:
- Ampla e profunda compreensão do comportamento do cliente, por meio de dados ricos e coletivos.
- Acesso e interação com um público de novos clientes a um custo de aquisição (CAC) mais assertivo por meio do ecossistema.
- Aumento de valor dos produtos e serviços oferecidos (LTV), principalmente o valor percebido pelo consumidor.
- Possibilidade de oferecer experiências significativas, personalizadas e conectadas entre as diferentes áreas de interesse do cliente.