Uso de tecnologia muda rotina de profissionais de RH na pandemia
Dos aplicativos aos softwares, o dia a dia dos profissionais de Recursos Humanos recebeu uma grande ajuda no período de distanciamento social
Desde meados de março, muitas empresas têm vivido uma situação atípica. Com a pandemia de Covid-19, muitos trabalhos passaram a ser feitos remotamente, mudando a rotina dos profissionais.
No caso da área de Recursos Humanos, um setor que deve estar atento ao bem-estar e às necessidades dos funcionários, diversas dificuldades começaram a surgir. Como documentar o período de trabalho ou como se certificar de que os colaboradores tinham um ambiente e as condições ideais para trabalhar, por exemplo, eram questões que mereciam atenção.
Para resolver esses problemas, a principal saída foi recorrer ao uso de novas tecnologias, que facilitam e trazem mais agilidade ao dia a dia no trabalho.
Empresas e empregados precisaram se adaptar
Esta é uma situação completamente atípica. Apesar de uma parte do mercado já ter se preparado nos anos anteriores para o trabalho em regime de home office, a maioria das empresas precisou correr atrás desses avanços.
Os profissionais de RH estiveram nos últimos meses nesse olho do furacão, pois muitas das mudanças necessárias não foram sequer imaginadas durante a faculdade de Recursos Humanos.
O investimento em novas tecnologias foi a principal forma de garantir que o trabalho continuaria sendo feito, ainda que de novas formas.
O relógio de ponto, por exemplo, algo comum a muitas empresas, passou a ser totalmente digital e virtual. Empresas aproveitaram para desenvolver softwares próprios ou contrataram os serviços de startups que vêm se especializando em encontrar essas soluções.
Em alguns casos, tudo pode ser feito pelo celular. Com isso, os funcionários tinham mais liberdade para continuar acessando seus materiais de trabalho de onde estivessem.
Segurança também é uma preocupação
Por tratar de muitas informações sigilosas, foi necessário também criar meios para que esses dados estivessem bem protegidos. Uma das principais medidas foi o uso de VPN, principalmente para as empresas que dispõem de uma área de TI própria, podendo oferecer assistência remotamente a todos os colaboradores.
Já no caso de reclamações e feedbacks o uso de aplicativos e softwares de mensagens foi muito importante para evitar os encontros pessoais. Do WhatsApp ao Skype, os aplicativos de mensagem se tornaram grandes aliados do setor de Recursos Humanos durante a pandemia, gerando uma aproximação maior entre a empresa e seus funcionários.