Uso de IA em empresas brasileiras deve dobrar nos próximos quatro anos
A multinacional Bayer inaugurou centros de inteligência inovadores e melhorou todos os indicadores de processos e atendimentos
A transformação digital possibilitou a nova era de Inteligência Artificial e automação. No cenário corporativo, o uso de IA já é realidade em 15,3% das grandes e médias empresas no Brasil. A expectativa é que este número ultrapasse 30% nos próximos quatro anos, segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) em parceria com a IDC – International Data Corporation, fornecedora americana de inteligência de mercado. A projeção evidencia que as organizações têm investido em soluções inovadoras para trazer praticidade e agilidade para os negócios, especializando suas equipes para desenvolvimentos analíticos e estratégicos.
Para otimizar o monitoramento de operações end-to-end, ou seja, desde as fábricas e o transporte até a entrega e satisfação do cliente, recentemente a multinacional Bayer desenvolveu o conceito de Governança Inteligente (Smart) para a área de Product Supply, aproveitando movimentos de inovação digital e indústria 4.0. No Brasil, a empresa lançou o chamado Smart Center, modelo de gestão que utiliza tecnologia de ponta para monitorar informações e indicadores estratégicos e operacionais, utilizando uma combinação de tecnologias como IA, Big Data, IoT, robotização e automatização de sistemas e processos.