Startup de meios de pagamentos lança solução que visa ajudar empresas que sofrem com integrações complexas e onerosas
Somente em janeiro de 2023, a orquestração de fluxos inteligentes, da fintech Malga, já recuperou R$ 1 milhão em volume total processado para um cliente
Para um negócio digital, o processo de checkout da venda é um momento decisivo para fechar a compra do cliente, pois é nessa etapa que o usuário escolhe o método de pagamento de seu produto ou serviço e finaliza o pedido. Parece simples, mas é nessa fase da jornada que muitos negócios digitais perdem as vendas e o cliente, por conta da complexidade que é trabalhar com pagamentos. Um dos fatores que agrava esse problema é a complicação com as integrações de novos métodos de pagamentos eletrônicos. Não à toa, uma pesquisa recente da Mastercard apontou o aumento do uso dos métodos de pagamento digitais em negócios on-line.
Entre os mencionados pelos usuários na pesquisa, estão QR Code (46%), os cartões de crédito ou débito digitais (44%), a carteira digital (43%), o pagamento instantâneo (42%), entre outros. E foi de olho nessa dor de cabeça do mercado, que a Malga, startup especializada em oferecer uma infraestrutura completa, acessível e adaptável de meios de pagamentos, acaba de lançar a sua orquestração de fluxos inteligentes de pagamentos. A orquestração de fluxos inteligente permite que as empresas trabalhem as características específicas de cada tipo de transação de pagamento. É literalmente personalizar as transações de acordo com condições e regras específicas de cada tipo de negócio.
“O objetivo da orquestração inteligente é fazer com que os clientes aproveitem as melhores condições de cada provedor, transação a transação, de forma flexível e agnóstica. Hoje, existe no mercado uma infinidade de provedores de pagamentos, cada um com características diferentes. Dependendo do negócio, algumas propostas são mais vantajosas do que outras, especialmente as relacionadas à quantidade de parcelas, bandeira do cartão a ser processado, prazo de recebimento, taxas de antecipação e até métodos de pagamento.
Orquestração é o nome que nós damos para a configuração de regras de negócio que ditam como uma cobrança se comporta no motor de cobranças de Malga. Dentro da orquestração, um fluxo inteligente geralmente é composto por Condicionais, Antifraudes e Provedores de Cobrança, sendo configurado separadamente para cada método de pagamento que for utilizado”, explica Marcel Nicolay, CTO de Malga.