Saiba como usar o cloud computing no atendimento ao cliente
Nova forma de armazenar informações ajuda a personalizar a comunicação com os consumidores
As transformações tecnológicas criaram novos cenários e passaram a desafiar as empresas quando falamos de relacionamento com o cliente. Com isso, surgiram inúmeras opções mais versáteis para realizar os mais diferentes atendimentos, assim o cliente digital passou a ser muito mais exigente com o tipo de atendimento que espera das empresas e marcas com as quais se relaciona.
A partir disso, fornecedores criaram ofertas de novos canais digitais que não existiam há pouco tempo. Os chamados contact centers, que eram feitos por meio de ligações telefônicas e precisavam de um grande investimento, hoje são feitos de uma forma diferente, contando com o uso de soluções tecnológicas que oferecem maior qualidade de atendimento para o consumidor e mais economia para as empresas.
Para melhorar ainda mais o atendimento, muitas marcas passaram a adotar o cloud computing no dia a dia. Essa opção, que é mais prática e acessível, é usada para aprimorar os serviços de call center, com soluções que oferecem mais flexibilidade e ainda possibilitam que as empresas eliminem custos e tornem os serviços mais escaláveis, atendendo demandas em diferentes ambientes.
O que é o cloud computing?
Na tradução literal, a “computação na nuvem” é uma tecnologia que permite o acesso remoto a softwares, maior armazenamento de arquivos e processamento de dados por meio da internet, sem utilizar a memória de um aparelho. Com esse serviço, as empresas não precisam instalar aplicativos pesados ou passar horas procurando dados dos clientes em pastas diferentes.
Além disso, o cloud computing também proporciona para as empresas uma redução de gastos e a otimização do fluxo de trabalho, com mais tempo para os funcionários se dedicarem ao cliente. A personalização do atendimento também é uma vantagem desse sistema, uma vez que, com os dados, pode ser criado um banco de fácil acesso para entender quais são as necessidades de cada cliente.
Por que usar esse sistema?
Assim como falamos anteriormente, com o advento da tecnologia, os clientes passaram a exigir melhores atendimentos e relacionamentos consolidados com as empresas. Além dos caminhos que eram usados antigamente para suporte aos consumidores como telefone, agora também são usados novos canais como e-mail e redes sociais, e as empresas precisam estar preparadas para esse novo formato.
Uma das formas de se adequar a essa realidade é a busca por tecnologias que favoreçam a comunicação com o cliente, de acordo com o que a empresa deseja oferecer. Com a computação em nuvem EaD, por exemplo, a flexibilidade e a possibilidade de atendimento personalizado é um destaque para a empresa. Assim, o setor de atendimento fica livre para atender as demandas dos clientes da melhor forma.