Pagamentos por aproximação cresceram seis vezes em 2021
Segundo a Mastercard, os setores de alimentação, farmácias e supermercados foram os que mais receberam por meio de pagamentos sem contato
A pandemia impulsionou o uso de novas formas de consumo, já que por alguns meses as lojas físicas estiveram fechadas. Segundo um estudo realizado pela Mastercard, em parceria com a Americas Market Intelligence (AMI), 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras online durante a pandemia e 7% realizaram uma compra online pela primeira vez no período.
Por ser uma tecnologia mais rápida e segura, o pagamento por aproximação também registrou este aumento ao longo dos últimos anos. Segundo a Mastercard, em 2021 os pagamentos por esta modalidade cresceram seis vezes, em comparação com 2020. Os estabelecimentos que mais receberam pagamentos sem a necessidade de contato foram alimentação (restaurantes), farmácias e supermercados.
Segundo a ABECS, Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, em 2021, foram 3.9 bilhões de transações sem contato, representando um volume financeiro de quase R$200 bilhões.