O que é telemetria e como isso pode revolucionar o seu negócio
Sistema de monitoramento de dados ajuda na tomada de decisões mais assertivas e ajuda a otimizar processos e resultados
Com os grandes avanços da tecnologia nas últimas décadas, vários benefícios e mudanças foram implementadas no mundo dos negócios e nos sistemas produtivos no geral. Afinal, é por meio da tecnologia que as redes de computadores se transformaram na internet – ou a world wide web, que é a rede internacional de computadores, capaz de conectar vários dispositivos e dar luz a sistemas de informações.
E, com o crescimento da internet e cada vez mais pessoas acessando-a, há também um volume intenso de dados sendo armazenados e analisados. Por parte de empresas, esse processo de análise de dados tem sido crucial para a tomada de decisões nos negócios – e é aí que nasce a telemetria.
O que é telemetria?
De maneira geral, telemetria se refere à arte de medir alguma coisa. Em um contexto industrial e corporativo, a telemetria é usada como uma forma de leitura e captação de dados advindos de comunicações entre sistemas. Ainda, a telemetria permite comandos remotos executados por operadores ou programadores.
Na maioria das vezes, porém, a telemetria é, na prática, usada como um próprio sistema de monitoração de dados – como a medição de pontos que se movem de forma geográfica, como carros, por exemplo, para controle logístico.
A telemetria pode ser usada nos mais diversos segmentos: agricultura, meteorologia, sistemas de informação e também nos esportes: na Fórmula 1, por exemplo, utiliza-se telemetria para monitorar os componentes dos carros durante as corridas.
Quais são as vantagens de usar um sistema de telemetria?
Dentre os vários benefícios de se utilizar um sistema de telemetria, podemos destacar, por exemplo, uma precisão maior das informações; é possível medir os fatores relacionados aos processos industriais para saber se uma máquina está performando bem; ou para saber se um teleoperador está com um tempo médio de atendimento bom; ou, ainda, para saber se um carro está seguindo a rota no tempo programado.
Além disso, com a telemetria, também é possível ter uma assertividade muito maior na tomada de decisões, uma vez que os dados são mais precisos e os relatórios são muito mais corretos.
Com decisões mais assertivas, dá para evitar o desperdício de recursos, incluindo investimentos e matérias-primas, e também de tempo. E, por outro lado, dá para acelerar e otimizar processos que antes poderiam estar enfrentando gargalos em algum ponto.