O poder do brinde nos negócios, por Ana Lence*
Toda pessoa neste planeta já deve ter tido o sonho de ter um carro esportivo Ferrari. Detalhes como design, motorização, tradição, valor, são algumas das diversas razões para pensar nesse veículo. O que poucos sabem, porém, é que algumas Ferraris já foram entregues como brinde corporativo por companhias e empresas de tecnologia, finanças e setores de muita lucratividade como estaleiros de iate, para executivos de alto escalão, ou mesmo profissionais de negócios com recordes de vendas como um bônus ou prêmio.
Algumas marcas, entre elas, redes de cassinos e grandes varejistas, já sortearam Ferraris como parte de campanhas para atrair clientes VIPs. As empresas Tupperware e a Mary Kay, também, premiam consultores de alto desempenho com carros de luxo. A indústria de cosméticos Mary Kay, por sinal, ficou mais conhecida nos Estados Unidos por presentear seus colaboradores com Cadillacs cor-de-rosa.
Brindes corporativos de alto valor agregado, ou premium, como são chamados, também são concedidos para profissionais em campanhas de marketing de incentivo, eventos especiais ou programas de fidelidade. Esse tipo de estratégia basicamente tem como objetivos gerar impacto, reconhecer talento, estimular negócios e principalmente fortalecer a imagem da marca. No entanto, exige um planejamento muito cuidadoso e naturalmente um grande investimento. Assim sendo, não é algo comum de se ver em qualquer país.
Além de carros, na linha do mercado de luxo, brindes como relógios premium, bolsas de grife são ofertados para clientes VIPs ou executivos de alta performance. No setor de tecnologia a procura de gadgets também é forte especialmente em itens como fones de ouvido sem fio, carregadores portáteis e dispositivos smart.
Mas itens populares continuam sendo massivos por causa do preço, sua utilidade, benefício e proximidade com o usuário. Qualquer pessoa precisa de uma caneta, uma caderneta, caneca, garrafa, chaveiro, agenda, sacola e outras centenas de alternativas que estão à disposição dos interessados. Seja qualquer que for o mimo, prenda, regalo, gift ou premium, ou seja, um brinde promocional sempre vai gerar com seu oferecimento alguma satisfação no recebedor.
O que tem sido claro neste momento é que as ativações live marketing com os produtos corporativos continuam sendo uma estratégia eficaz no mercado internacional e está em evolução constante. De acordo com informações da Associação Internacional de Produtos Promocionais (PPAI, na sigla em Inglês) no ano passado o mercado global de brindes corporativos teve um crescimento significativo. A entidade previu uma receita de cerca de US$ 21,6 bilhões para aquele período.
No Brasil a tendência é a mesma que o mercado internacional. Uma prova disso está na pesquisa, ‘Setor Brindeiro no Brasil 2024’, realizada pela empresa LTP, que estimou que em 2024, o setor movimentou aproximadamente R$ 3,1 bilhões, correspondendo a cerca de 2,5% do mercado mundial. No momento, no campo dos brindes ou produtos promocionais a estimativa é que haja mais de 15 mil itens disponíveis no Brasil e sempre está em crescimento.
Para fortalecer e estreitar as relações entre clientes e colaboradores, além de engajar mais seu público-alvo, os fabricantes, distribuidores e representantes brasileiros de produtos promocionais têm investido bastante em brindes personalizados, sustentáveis e tecnológicos. Há uma forte demanda também por brindes ecológicos, como itens recicláveis, reutilizáveis e feitos de materiais comprometidos com o meio ambiente e socialmente conscientes.
Inclusive já há estudos sobre esse interesse no setor. No artigo acadêmico para a revista Redes, do publicitário e pesquisador, Ricardo Steiner, intitulado ‘Desenvolvimento de brinde a partir do reuso de materiais uma perspectiva sustentável’, relata a experiência do desenvolvimento de um tipo de brinde com baixo impacto ambiental a partir do reuso de material reciclável.
Uma indústria fabricante de produtos plásticos organizou um workshop de cocriação com os funcionários para geração de alternativas de artigos feitos com resíduo sólido industrial. Foi um sucesso de público. Algumas peças-pilotos fabricadas inclusive acabaram sendo depois utilizadas numa premiação dos próprios colaboradores.
Por intermédio de seu estudo, o pesquisador espera que ajude a desenvolver reflexões sobre a sustentabilidade neste tipo de produto promocional e também tem a ambição que a pesquisa consiga desenvolver e ampliar a visão das empresas e das universidades nas possibilidades de transformação e reinvenção de materiais encarados apenas como resíduo. O mundo dos produtos promocionais nos brindam com novas perspectivas todos os dias.
Um dos maiores especialistas no setor da promoção de vendas ou de marketing promocional, o publicitário, João De Simoni, no seu livro ‘Gifting – Como oferecer brindes, encantar clientes e fazer bons negócios’ – no capítulo ‘Brindeting: O brinde e seu marketing’ ressalta que aquele objeto antes de tudo é um veículo de comunicação, porque contém estampada a marca ou mensagem de quem está oferecendo o mimo. O objetivo pode ser simpatia ou boa vontade, mas também pode estimular favoravelmente aquele que o recebe para as ideias, produtos ou serviços do doador. Também possui a capacidade de persuadir e facilitar o convencimento de públicos de interesse.
Para ele, o gift serve para ‘quebrar’, ‘refrescar’ ou eliminar resistência. Após recebê-lo, o receptor fica mais moldável e predisposto a aceitar sem resistência, desde que sejam propostas honestas. O brinde, para aquele especialista em comunicação permite adoçar relacionamentos, quando é adequado.
De Simoni conclui que o produto promocional é sobretudo uma arma poderosa de defesa e ataque, e cada um o usa no marketing a seu modo. Ele compara simplificadamente a atitude de oferecer um brinde a uma pessoa da mesma forma que se dá mel para ursos, tabletes de açúcar para cavalos, e até os peixinhos para os golfinhos comerem. No entender do publicitário todos animais querem ganhar alguma coisa, inclusive os racionais.
*Ana Lence é bacharel em hotelaria pela Universidade Anhembi Morumbi e sócia fundadora da AF Brindes e Criações