Mercado de assinaturas: por que o e-commerce ainda não está aproveitando todo o potencial?
Pagamentos recorrentes permitem receita previsível e escalável e mais oportunidades de relacionamento com os clientes.
O mercado de assinaturas no Brasil vem se consolidando como uma das estratégias mais eficazes para garantir previsibilidade financeira, fidelização de clientes e crescimento sustentável. Mas, mesmo com todos os sinais positivos, muitos e-commerces ainda estão deixando de tirar mais proveito dessa alternativa de vendas e pagamento.
Enquanto o modelo é amplamente explorado em serviços digitais (como streamings, telefonia e internet), os produtos físicos ainda têm muito espaço para crescer. Assinaturas de vinhos, livros e clubes especializados têm ganhado força, mas ainda representam uma parcela pequena diante do potencial.
A grande vantagem do modelo recorrente no e-commerce está em três pilares:
• Receita previsível e escalável
• Relacionamento contínuo com o cliente
• Maior conhecimento do comportamento de consumo
Esses pontos fortalecem estratégias como upsell, cross-sell, aumento de ticket médio e menor dependência das vendas sazonais.
“Oferecer uma assinatura vai além da praticidade. É sobre construir um relacionamento com o cliente. Aqui, personalização e conveniência são palavras-chave. O consumidor quer controle: ele precisa conseguir editar sua assinatura, pausar entregas, alterar forma de pagamento e, claro, ser tratado de forma exclusiva”, afirma Mariana Coltro, gerente de vendas na Lyra.