LGPD impacta a estratégia de negócios de todas as empresas
Ao atender às exigências da lei, as companhias ganham credibilidade, fortalecem suas marcas e se mostram capazes de inovar, tendo o respeito aos seus clientes como prioridade
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é a principal legislação brasileira para a privacidade de dados pessoais, nos moldes do que a General Data Protection Regulation (GDPR) é para a União Europeia. A regulação, que entrou em vigor em agosto de 2020, tem implicações para empresas e indivíduos em todo o território nacional, independentemente do meio, do país de sua sede ou do país no qual estejam localizados os dados, desde que:
• a operação de tratamento destes seja realizada no Brasil;
• o tratamento tenha por objetivo a oferta de bens ou serviços ou o tratamento de dados de indivíduos localizados no Brasil;
• os dados pessoais tratados tenham sido coletados no território nacional.
“Embora muitas empresas considerem a LGPD um problema inesperado, a regulação pode ajudar a otimizar diversos processos e atividades profissionais. Se os gestores investirem no atendimento das demandas da lei, eles descobrirão diversas oportunidades de negócios únicas que os aguardam”, afirma Marcelo Barsotti, CRO (Chief Revenue Officer) da Pryor Global.