Executivos trocam de lugar com atendentes: como saber as dificuldades de seus colaboradores?
Ao trocar de lugar com os colaboradores, os gestores podem compreender melhor tanto os problemas internos quanto externos da empresa
Já imaginou o gestor de uma empresa “sentir na pele” por um dia como é o serviço do seu colaborador? Essa é uma atitude que pode ser positiva, caso os executivos queiram estreitar a comunicação interna, compreender melhor as dificuldades do negócio e melhorar o ambiente de trabalho. Essa troca pode ocorrer em áreas estratégicas da instituição, como o setor de vendas ou o de atendimento ao cliente.
O setor de atendimento ao cliente tem suma importância dentro de qualquer negócio. Sua posição é estratégica, pois é responsável pela retenção e fidelização de clientes que já possuem relação com a empresa. É aqui que os clientes vão aumentar ou diminuir o seu grau de satisfação, pois tudo vai depender de como ele se sentiu ao ser atendido em um momento de dúvida ou insatisfação. Um atendimento bem feito pode aproximar aquele consumidor que está se sentindo lesado, descontente com algum produto ou serviço, ou mesmo que apenas possui alguma dúvida.
Todavia, essa não é uma área fácil de se trabalhar. É preciso que os funcionários sejam muito bem treinados e apresentem boa comunicação, além de inteligência emocional para lidar com todas as críticas e questionamentos diários. Ao trocar de lugar com os colaboradores deste setor, os gestores podem compreender melhor tanto os problemas internos que afligem esses funcionários, como lentidão nos equipamentos tecnológicos, falta de treinamento adequado, falha na comunicação interna da empresa com os demais setores ou mesmo falta de pessoal.
Já como problemas externos, ao atuar nesse setor ao menos por um dia, é possível aos gestores perceberem quais são as principais críticas dos consumidores e, a partir daí, pensar estratégias para solucioná-las como, por exemplo, reduzir o tempo na fila de espera do atendimento, falta de outros canais de comunicação e, até mesmo, identificar falhas de outros setores da empresa.
O mais importante, ao trocar de lugar com um atendente é compreender quais são as principais dificuldades de sua função e incentivar ainda mais o crescimento desses funcionários dentro da empresa. Além de ser empático e elogiar a equipe, o executivo pode implantar alguns incentivos para demonstrar o seu reconhecimento aos funcionários.
Capacitação profissional: auxiliar na capacitação profissional e ampliar os skills dos funcionários é essencial para manter o padrão de excelência dentro da empresa. Que tal fechar parcerias com universidades ou cursos de atualização de carreira?
Plano de carreira: o crescimento profissional dentro da empresa é essencial para estimular e manter o funcionário motivado. É importante que os critérios para o crescimento sejam bem explicados para não deixar dúvidas de que ele é possível a todos.
Benefícios diferenciados: que tal oferecer alguns benefícios diferentes dos costumeiros aos colaboradores? Muitos empresários já ofertam gratificações que são mais condizentes com a realidade dos funcionários, como o vale-combustível, ao invés de apenas vale-transporte e, até mesmo, investem em aluguel por assinatura de carros para transportar melhor os colaboradores que precisam se locomover para compromissos da empresa ou mesmo para ir e vir do trabalho.
Bônus salarial: essa já é uma prática comum em vários negócios, mas é sempre bem-vinda. Bonificar aqueles colaboradores que se destacam é importante para demonstrar reconhecimento pelo esforço.