Consultoria imobiliária: ter acesso ao histórico do cliente pode ser um diferencial
Este é um aspecto que pode ser agregado durante um atendimento personalizado
Ser corretor de imóveis pode parecer tarefa simples, mas não é. O profissional precisa estar sempre atualizado, além de manter uma rotina de estudos para garantir e disponibilizar uma consultoria imobiliária de qualidade para todas as partes: empresa que trabalha, dono do imóvel e inquilino/possível comprador.
É com um atendimento personalizado que o corretor terá um grande diferencial em meio a outros considerados “só mais um”. Isso acontece porque as pessoas que desejam comprar ou alugar um imóvel querem uma consultoria para realizar toda a transação com segurança e também ter uma boa comodidade durante o processo.
O que é uma consultoria imobiliária?
Para entender como desenvolver uma assessoria diferenciada, o corretor precisa entender que realizar uma consultoria imobiliária é oferecer um serviço extremamente completo. O profissional deve ter grande experiência no mercado para ajudar com toda a burocracia e documentação durante o seu trabalho.
A partir daí, o especialista traça ações para a compra e venda de determinados interessados. É importante destacar que o consultor deve ter conhecimento em outras áreas, como gestão, arquitetura, decoração e todas as outras funcionalidades de um imóvel.
Histórico do cliente
Cada pessoa é única e tem sua história particular, com vivências, sonhos e objetivos. Isso também vai transformar o seu atendimento imobiliário. Então, o ideal é conhecer o cliente a fundo e entender quais são suas particularidades para solucionar os anseios do consumidor. Para definir o perfil, é preciso ter o conhecimento das seguintes informações:
• Contatos: e-mail, telefone, endereço, redes sociais.
• Profissão, renda, família.
• Objetivo: aluguel ou compra de imóvel (residencial ou para fins profissionais?).
• Perfil do imóvel: região, bairro, valores, despesas adicionais, etc.
A verdadeira premissa de vendas consultivas é se preocupar com a experiência e o sucesso do cliente. Em todo o momento, tente se colocar no lugar do consumidor. E, quando você realmente se coloca no lugar dele, a possibilidade de oferecer um atendimento mais assertivo aumenta consideravelmente.
Diversificação de canais
Outra forma de completar ainda mais sua consultoria imobiliária é oferecer uma gama diversa de canais para a comunicação do seu cliente com você. A praticidade é a chave para o andamento de qualquer negociação, e, para isso acontecer, disponibilize e-mail, telefone, chat online e também redes sociais.
Utilizando essa estratégia, ficará mais simples até para identificar qual o histórico do consumidor. O atendimento personalizado também pode gerar diversos benefícios como a fidelização de clientes e, claro, receber o destaque em meio a tantos outros concorrentes que disputam espaço em um mercado competitivo.