Conhecer seu cliente ajuda no relacionamento com o público
Saiba como traçar o perfil do seu cliente e entenda o impacto disso no relacionamento com os consumidores
Com todos os avanços tecnológicos e o maior acesso à internet, principalmente após a pandemia de Covid-19, é impossível fazer seu negócio crescer tendo apenas um bom produto. É importante traçar estratégias de venda que vão além de divulgar a qualidade do que você produz. E uma das ferramentas que mais auxiliam nesse processo é traçar o perfil do cliente. Você sabe como fazer isso?
Perfil do cliente: o que é isso?
Esse conceito nada mais é que reunir o conjunto das características do seu consumidor. Aqui, não falamos apenas de coisas pessoais, como hábitos, comportamentos, renda, profissão e valores, mas também da dor do cliente. O que ele está buscando? Aquilo que você vende é a demanda real do seu público-alvo? Como você pode facilitar ao máximo o acesso do comprador ao seu produto?
Toda essa análise é o ponto de partida para saber como atrair os novos usuários e mantê-los fiéis à sua marca. Além disso, fatores sociais, culturais e psicológicos devem ser levados em consideração para fazer essa avaliação.
Quais as vantagens
O principal objetivo de conhecer seu consumidor é facilitar o processo das vendas. Tendo esse perfil traçado, é muito mais fácil descobrir onde seu cliente está e como se comunicar de forma assertiva com ele. Dessa maneira, o relacionamento com o público é impactado de forma positiva, já que ele sempre sairá satisfeito.
Saber o perfil do freguês também se reflete nas finanças da empresa. Com uma estratégia de marketing otimizada, você economiza tempo, esforço e recursos, e de quebra, aumenta as vendas e diminui os prejuízos.
Como fazer o perfil do cliente
Como você pode ver, o perfil do consumidor é uma coisa extremamente relevante, com um grande impacto no andamento do negócio. Por isso, ele deve ser feito de forma séria, baseado em estudos e observação, e jamais em “achismos”.
Para começar, você deve fazer uma pesquisa, a fim de levantar informações básicas, como: idade, gênero, estado civil, localidade, renda mensal, profissão, necessidades, desejos, hábitos de consumo, assuntos de maior interesse, redes sociais mais usadas, quem ou o que o influencia na hora da compra, e por aí vai.
A partir desse levantamento de dados, separe uma amostragem de clientes para acompanhar o histórico de compras e, assim, compreender seus hábitos e suas preferências de canais de comunicação. Um ponto importante para lembrar em vendas B2B é sempre consultar o CNPJ de empresa ao avaliar um potencial comprador.
É necessário também fazer pesquisas de satisfação regularmente e estar sempre atualizado sobre as tendências de comportamento nas redes sociais. Tendo essas informações em mãos, seu relacionamento com o público vai dar uma guinada de 180 graus!