Conheça alternativas que permitem resgatar leads
Identificar gargalos e criar estratégias personalizadas podem impulsionar vendas
O inbound marketing se popularizou, e hoje está presente em diversas empresas. De forma simples, o seu conceito se baseia em estratégias com foco direcionado em atrair, converter e encantar clientes. Com isso, foi necessário criar algumas diferenciações entre ele e o marketing tradicional. É aí que surge o conceito funil de vendas Y, que faz a captação de leads por meio do inbound e outbound marketing.
O objetivo do funil Y é construir um processo de vendas eficiente para realizar a prospecção de clientes até o fechamento do negócio. O resultado final é a união dos funis de vendas virtuais e presenciais, acompanhando a jornada de todos os leads em somente um lugar.
Uma das vantagens de utilizar esse modelo é a facilidade em analisar casos e identificar oportunidades de negócios. Também é possível aproveitar leads do outbound e direcionar os fluxos de informação inbound quando uma ação de marketing não gerou o efeito esperado. Essa estratégia é interessante, porque o contexto prevê que os visitantes já tenham os perfis almejados pela empresa, ou seja, são potenciais clientes.
Mas, se o funil de vendas está estagnado, é preciso criar algumas estratégias para fazer com que os leads sejam resgatados. Isso porque pode ser mais fácil trabalhar para conquistar vendas que se iniciam do zero do que insistir em negociações que já resultaram em objeções. E para colocar em prática, o primeiro passo é entender quais são os gargalos e o que houve que comprometeu o seu engajamento. O ideal é passar um pente fino de todos os conteúdos publicados e entender quais materiais geraram mais interesse entre os usuários.
Uma outra dica é segmentar os leads ativos e também os que foram perdidos. Só assim você irá conseguir personalizar estratégias que já estão normalmente no funil. Essa é uma análise fundamental em qualquer outra etapa do marketing digital, não sendo diferente apenas para conquistar os leads “frios”. Depois, é necessário realizar criações de conteúdos personalizados, se baseando nos materiais mapeados na primeira fase. Assim, o retorno ao funil de vendas será mais rápido.
Se você quer aprender como consultar score, esse é o momento perfeito, já que compartilhar novas funcionalidades pode impulsionar a prospecção de clientes e impulsionar as vendas. Nesses cenários, não basta apenas se comunicar. O ideal é utilizar a antecipação e fazer uma apresentação personalizada para o lead.
E já que os esforços de marketing podem envolver diversas métricas, mapeamentos e análises complexas, invista em uma agência especializada. Isso demanda tempo e recursos bem específicos, e com profissionais da área, a probabilidade de ter ajustes assertivos é bem maior.