Como priorizar a qualidade do atendimento ao cliente em uma agência de advocacia
É importante salientar que o atendimento ao cliente não ocorre somente quando o advogado está em contato direto com o cliente, mas em toda a relação
A satisfação dos clientes é um dos fatores que mais impacta no sucesso de uma empresa oferecida atualmente em qualquer área de serviço, seja no setor financeiro ou do direito. Assim, é importante pensar estratégias de atendimento que priorizem as necessidades do cliente para que este se torne, de fato, um cliente do escritório.
Priorizar o atendimento ao cliente vai além de apenas oferecer um espaço confortável e elegante, embora esse seja um fator importante. É preciso que o cliente sinta que ele está sendo compreendido e que sua causa está nas mãos de um profissional competente, objetivo. Não importa o tamanho do escritório, pode ser uma agência com apenas dois advogados, o importante é que o atendimento seja empático e focado na necessidade daquela pessoa, que pode estar passando por algum problema muito constrangedor.
Além disso, é essencial que o diálogo seja o mais nítido possível, com uma linguagem acessível e sem muitos jargões da área do direito, que muitas vezes soam incompreensíveis para quem não é do campo de atuação. Usar uma linguagem muito técnica e formal também pode impactar negativamente na impressão do cliente, visto que este pode sair com mais dúvidas do que respostas de uma reunião, sentindo a necessidade de buscar por outro profissional para saná-las.
Ainda, é preciso que o profissional saiba do que está falando. Sabe-se que a formação em uma faculdade de Direito é muito ampla e após formado, o profissional deve especializar-se em uma ou mais áreas. Assim, é importante sempre apresentar-se ao cliente, explicar as suas especialidades e como poderá ajudar com a causa. Caso o problema não seja algo que o escritório domine, é importante ter transparência e informar isso, para que ele possa escolher melhor. Inclusive, a sinceridade é uma das características que são analisadas pelos clientes e publicizadas por estes a outros potenciais clientes.
É importante lembrar que o atendimento ao cliente não ocorre somente quando o advogado está respondendo alguma questão, mas engloba todos os momentos antes e após a ação. Ele inicia na busca do cliente por um profissional especializado na sua causa e finaliza com as orientações finais após o encerramento da ação. Assim é recomendado que o escritório possua um site ou rede social na qual seu público possa buscar informações essenciais e gerais sobre o serviço oferecido. Além disso, é essencial manter um bom diálogo com o cliente, sanando as eventuais dúvidas em relação ao processo e, sempre, com o atendimento personalizado e focado no cliente.