Como o uso de CRM pode ser um diferencial para os lojistas durante a Black Friday
Uma das datas mais esperadas do varejo está se aproximando e, apesar da crise que a pandemia de Covid-19 trouxe para a economia mundial, as perspectivas para Black Friday 2020 seguem positivas. Segundo um levantamento recente feito pela Kantar Ibope Media – líder global em inteligência de mídia – com mais de 14 mil pessoas, 46% dos entrevistados pretendem realizar compras na data, 15% deles vão fazer a sua primeira compra na campanha comercial. Estes dados só confirmam que será um ótimo momento para que as marcas apostem em soluções que convertam e fidelizem clientes.
E, como a digitalização está ganhando cada vez mais força, impulsionada principalmente pela pandemia que acelerou este processo em muitos setores, os consumidores estão cada dia mais empoderados. A chegada da Black Friday, torna imprescindível que as empresas apostem em soluções tecnológicas que otimizem o dia a dia do varejo e ofereçam uma boa experiência aos consumidores.
Por isso, o varejo deve, mais do que nunca, se reinventar e entender que é primordial trazer mais eficiência para os seus processos. Um bom exemplo disso é o uso de soluções como o sistema de CRM (Customer Relationship Management). Com ele é possível melhorar a interação com os consumidores, otimizar o trabalho da equipe de vendas e construir melhores processos operacionais. Logo, investir em uma solução assim não é mais opção, mas sim questão de sobrevivência para as empresas que querem colocar os clientes no centro do negócio e estreitar relacionamento.
“Há bastante tempo as mensagens genéricas não geram resultados. Entendemos que é preciso personalizar a comunicação para atender as expectativas de cada cliente. Se cada um deles é diferente e quer ser tratado como único, a empresa que utiliza seu CRM de forma estratégica, mostrando o produto certo, para a pessoa certa, no melhor momento, é quem sai ganhando na hora de converter e fidelizar clientes”, afirma Israel Nacaxe, COO da Propz, startup que utiliza inteligência artificial e big data para monitorar o comportamento do consumidor em tempo real e de forma automatizada.
A experiência do cliente é a chave para o sucesso de qualquer ação e na Black Friday não é diferente. Beatriz Zogaib, Head de Customer Wellness da JustForYou, primeira beauty tech brasileira a usar inteligência artificial para desenvolver fórmulas personalizadas de shampoos e condicionadores, afirma que é de suma importância apostar na aproximação entre a marca e consumidor, trazendo o usuário para o centro de qualquer decisão, ainda mais quando falamos em vendas on-line.
“Somos adeptos ao people first e investimos muito em nossa área de bem-estar do cliente. Acreditamos que a interação autêntica com o consumidor é o primeiro passo para alavancar um negócio e oferecer atendimento personalizado focado em quem está dando preferência ao seu produto é forma mais assertiva não apenas para vender, mas também para fidelizar. Qualquer ação de marketing que bolamos precisa estar alinhada com a experiência que nos propomos a oferecer ao cliente”, explica.
Além disso, investir em ferramentas qualificadas e que se integrem com o sistema de CRM pode ser o grande diferencial para todas as etapas de suas vendas. Para ajudar as empresas nesta missão, a Nvoip, plataforma de comunicação de voz, SMS e API desenvolve mecanismos para interligar sistemas de voz e SMS compatíveis com qualquer tipo de programação, além de liberar alguns módulos como torpedos de voz.
“Ferramentas que integrem os sistemas têm sido o grande ‘pulo do gato’ para que as empresas possam otimizar tempo e recursos, ao possibilitar que ligações sejam realizadas diretamente na plataforma de CRM”, explica Leandro Campos, CEO e cofundador da Nvoip.
A personalização de projetos é atualmente item fundamental para o sucesso de qualquer campanha, especialmente no ambiente digital. Ter tecnologias de CRM como aliada é importante para otimizar e ter maior assertividade no relacionamento com o consumidor via rede, segundo José Luiz, Head de Marketing, da Driven.cx, maior grupo consultivo independente para corporações de grande porte e projetos de transformação digital autorais na nova economia. ”O uso do CRM, assim como de outras estratégias, é não apenas um diferencial para os lojistas, ele é necessário.
Durante a Black Friday período de alta demanda, e principal data para a primeira conversão de novos consumidores, ele ganha ainda mais importância. É preciso buscar variáveis que te façam personalizar a comunicação para cada grupo de consumidor, cada vez mais ávidos por marcas que constroem verdadeiras conexões com eles”, explica o executivo.