Como melhorar a experiência do aluno a partir do atendimento?
Uma experiência positiva em todos os aspectos é indispensável para motivar os alunos e estimular seu aprendizado
Com o surgimento de novas tendências e tecnologias, o sistema de educação pouco a pouco foi se transformando, e hoje vai muito além de um mero espaço de ensino. Os estudantes, sejam de ensino fundamental, médio ou superior, estão cada vez mais exigentes com relação ao que a instituição tem a oferecer e escolhem a dedo onde querem estudar, sempre se baseando em uma característica bastante específica: a experiência do aluno.
Esse é um termo utilizado para designar todos os campos que precisam se destacar dentro de uma instituição de ensino para atingir as expectativas dos seus estudantes. É fato que uma experiência positiva estimula o aprendizado e serve de motivação para os alunos, enquanto o contrário pode desanimá-los e afastá-los dos estudos. Sendo assim, uma escola ou universidade de excelência garante essa qualidade não só nas aulas, mas em todo o serviço educacional.
Os alunos estão cada vez mais interessados em experiências únicas, que não incluam somente qualidade dentro da sala de aula, mas no campus como um todo. Espaços agradáveis que estimulem interações sociais em comunidade, atividades paralelas que contribuam com seu currículo escolar e, não menos importante, serviços eficientes também estão inclusos neste pacote. Contudo, essa excelência não deve ser evidente somente aos estudantes já matriculados, pois precisa ser utilizada para atrair novos alunos em potencial.
Tudo deve começar pelo atendimento, que também é uma peça fundamental da experiência do aluno. É importante que a instituição encontre um padrão que seja eficiente e personalizado, pois hoje em dia as pessoas estão cada vez mais interessadas em experiências customizáveis. Para isso, é necessário fazer bom uso das diferentes ferramentas tecnológicas que contamos hoje e com uma equipe de profissionais bem treinados para atender tanto estudantes matriculados quanto novos clientes.
Além de contar com um canal de atendimento próprio dentro da plataforma dedicada aos estudantes, o uso de redes sociais também é determinante nesse processo. É através delas que as pessoas encontram mais informações sobre a instituição e conseguem entrar em contato, então é importante contar com uma equipe dedicada exclusivamente para esses canais, sempre visando responder rapidamente e retribuir o interesse do novo aluno em potencial.
Para garantir colaboradores qualificados, também é essencial contar com uma boa gestão de recursos humanos, que seria a parte responsável pelas contratações e pela formação de equipes. O processo seletivo sempre é uma parte crucial de todo esse conjunto, então, para alcançar uma boa experiência do aluno, todos esses fatores precisam andar lado a lado.