Com IA, bebot aperfeiçoa e padroniza métrica de publishers
Tecnologia proprietária da empresa aumenta eficiência das campanhas OOH
A bebot digital, adtech com o maior portfólio de mídia programática geolocalizada do Brasil, desenvolveu uma tecnologia para aperfeiçoar e padronizar as métricas dos mais de 200 publishers disponíveis em suas plataformas DSP e DMP que, juntos, oferecem a maior cobertura do país para a veiculação de ações em mídia out-of-home.
Inédita no Brasil, a solução, desenvolvida com recursos de inteligência artificial, é capaz de orientar todos os processos de campanhas contextualizadas no OOH, desde a linha criativa, planejamento e mensuração, até a possibilidade de gerenciamento em tempo real dos investimentos, permitindo o ajuste de estratégias e um ganho de efetividade que pode superar 30% em relação ao modelo tradicional.
“Atualmente o OOH não dispõe de métricas para aferição do alcance de uma campanha, apesar de ser comum utilizar informações censitárias relacionadas ao fluxo estimado das vias. Mas esse modelo não é capaz de gerar informações específicas das campanhas, uma vez que não se trata de método de audiência, mas apenas de fluxo potencial”, afirma Anderson Santos, COO da bebot, ao informar que, para seus clientes, o problema foi solucionado.
Com aplicação de inteligência artificial, a empresa investiu no desenvolvimento do Street Data Analytics, código de mensuração agregado à sua DMP (Data Management Platform). A nova tecnologia oferece a bebot uma compreensão ampla e em tempo real de cada categoria do OOH nos resultados das campanhas.
Cada um dos mais de 150 mil ativos disponíveis na plataforma é categorizado e organizado conforme sua vocação, local, características, dimensões, dados demográficos de público e outras métricas. A harmonização dos dados permite ainda que anunciantes e agências tenham uma interface simples com seus modelos internos de analytics e atribuição.
“Além de identificar targets pelo comportamento, o nosso Índice de Aderência ao Target (IAT) permite reduzir o investimento em mídia para o público que está em outra etapa do chamado ‘funil’, nas diferentes jornadas dos consumidores, indicando as telas de OOH com mais aderência ao target especificado pelo anunciante. Na bebot é possível também conhecer o alcance de pessoas novas impactadas em uma campanha em tempo real, permitindo ajustar a linha criativa, entender as faixas horárias de melhor alcance, ampliando ou reduzindo a frequência de impressões conforme o objetivo. Os ganhos de eficiência podem superar e muito a 30%”, explica Anderson.