Atendimento no primeiro minuto eleva em 400% a conversão de vendas
Quando você entra em contato com uma empresa por meio da rede social, seja para tirar uma dúvida, seja para saber mais de um produto ou comprá-lo, espera por uma resposta em tempo breve, certo? Já imaginou ter o retorno desse primeiro contato em menos de 10 segundos? Não é coisa de outro mundo nem missão impossível. Cientes de que o cliente tem vez e voz, empresas dos mais variados setores vêm investindo em soluções mais refinadas de chatbot, com ferramentas que respondem quase de modo imediato ao primeiro contato.
Uma rápida “googlada” usando as palavras-chave “chatbot”, e o site Reclame Aqui, um dos principais canais para registro de queixas online dos consumidores, já denuncia a importância do refinamento do modelo. “Chatbot horrível e propostas desconexas”, diz uma queixa; “Plataforma cheia de bugs e problemas”, pontua outra; apenas para exemplificar.
Assim, em uma época de conexões, de negócios feitos de maneira digital e com consumidores que buscam experiências a cada compra, empresas que se dedicam a dar suporte para quem demonstra interesse tendem a se sobressair e causar uma boa impressão. Mais do que isso: para muitos negócios, soluções que façam o empreendimento ganhar destaque são fundamentais para a estratégia e a permanência no mercado.
“De fato, a primeira impressão é a que fica. Estudos dizem que o primeiro minuto de um atendimento aumenta em até 400% a taxa de conversão em venda. O intervalo de resposta, portanto, pode ser fatal: se longo, é o tempo para o possível cliente procurar outra empresa”, destaca o CEO da RP Trader, Rafael Mendes, citando como fonte dados da Velocify, empresa americana que fornece software de automação de vendas inteligente. A pesquisa mostra ainda que a chance de converter o primeiro contato em venda é quatro vezes menor, caso a resposta leve entre 5 e 10 minutos. Se a resposta levar uma hora, a chance cai 36%.
A RP Trader, empresa especialista em prospecção de vendas no Brasil, e a Spannel, startup que oferece plataforma de atendimento online para integração dos canais de comunicação e de atendimento, iniciam uma nova jornada. Juntas e entendendo que o primeiro contato faz toda a diferença, as empresas do Paraná começam a oferecer ao mercado serviço de SDR (em tradução livre e para ficar simples, Representante de Desenvolvimento de Vendas) 24 horas por dia, ou 24 x 7. Atender com velocidade o primeiro contato é um dos grandes diferenciais dos times: os CEOs garantem que o chatbot levará entre 1 e 10 segundos para entender a levantada de mão do visitante.