Zen Finance pioneira do modelo Credit as a Service (CaaS) no Brasil
A previsão é fechar o primeiro ano de operação
com faturamento de cerca de R$ 3 milhões
A Zen Finance, fintech de serviços financeiros, pioneira do modelo Credit as a Service (CaaS) no Brasil, aplica algoritmos de crédito e machine learning a informações do próprio marketplace, avaliando desde histórico de vendas e faturamento até dados não convencionais como, por exemplo, comportamento dos vendedores em redes sociais e satisfação do cliente.
“Nossa solução é white label (customizamos de acordo com a marca) e envolve todo o ciclo de crédito. Ou seja, da originação e ativação por meio online, formalização (regras Banco Central)), análise de crédito automatizada baseada em algoritmos de machine learning, cobrança, CRM e financiamento via fundos institucionais (FIDCs).”, destaca o CEO da Zen Finance, Jorge Vargas.
Entre os serviços ofertados pela fintech estão Credit as a service, Reverse Factoring, Meios de pagamento e, recentemente, a Zen lançou o CAPZ Rewards, primeiro programa de fidelidade e arranjo de pagamento que tem como base a tecnologia de blockchain.
O programa de fidelidade é composto por Rewards Token, Conta Digital, Cartão de Crédito Digital, Cashback e Comunidade de Serviços Financeiros. Os pontos do programa oferecem ao seu detentor acesso a um produto ou serviço. Neste caso, o CAPZ representa pontos de fidelidade, que serão guardados numa carteira eletrônica e poderão ser transferidos e negociados livremente entre os participantes.
Essa característica resolve um dos principais problemas dos programas tradicionais de fidelidade, que é a dificuldade em se transferir ou resgatar pontos. O CAPZ também terá a vantagem de não ter prazo de validade, podendo ser utilizado indefinidamente.
“A possibilidade de os clientes negociarem entre si os pontos, que nunca expiram, traz melhor experiência aos usuários e, consequentemente, maior fidelidade e engajamento dos consumidores com as marcas”, afirma o empresário, Vargas Neto.