Zen anuncia CAPZ, programa de fidelidade baseado em blockchain
A Zen, fintech pioneira em crédito como serviço no Brasil, anuncia o CAPZ, o primeiro programa de pontos de fidelidade e arranjo de pagamento que tem como base a tecnologia de blockchain. A empresa inicia em 14 de maio de 2019, o primeiro ICO (sigla em inglês de oferta inicial de moeda) do Brasil, em que os interessados podem comprar o CAPZ, utility token dos pontos de fidelidade do programa. Não existe limite mínimo de investimento.
Um utility token oferece ao seu detentor acesso a um produto ou serviço. Neste caso, o CAPZ representa pontos de fidelidade, que serão guardados numa carteira eletrônica chamada ZenCap e poderão ser transferidos e negociados livremente entre os participantes. Essa característica resolve um dos principais problemas dos programas tradicionais de fidelidade, que é a dificuldade em se transferir ou resgatar pontos. O CAPZ também terá a vantagem de não ter prazo de validade, podendo ser utilizado indefinidamente.
“Estamos criando um programa de fidelidade mais transparente (a tabela de preços por volume será pública no blockchain), eficiente, do ponto de vista de custos, e, ao mesmo tempo, mais simples, seguro e intuitivo”, afirma o CEO da Zen, Jorge Vargas Neto. “A possibilidade de os clientes negociarem entre si os pontos, que nunca expiram, traz melhor experiência aos usuários e, consequentemente, maior fidelidade e engajamento dos consumidores com as marcas.”