Automatizar a compra de produtos de uso recorrente torna prática a vida do consumidor e do lojista online, por Felipe Rodrigues*
Produtos ou serviços de uso recorrente são todos aqueles consumidos dentro de uma determinada periodicidade pelos clientes. É interessante notar como o modelo de recorrência se tornou uma grande tendência no e-commerce. Isso vem acontecendo devido à maior previsibilidade de receita, além de facilitar a fidelização dos consumidores.
Livros, itens de papelaria, cosméticos, vinhos, cafés, cervejas, alimentos, suplementos, produtos colecionáveis e até itens para animais de estimação se apresentam com bom potencial para integrar o grupo de compra recorrente.
É interessante notar, que as lojas que comercializam produtos nessas e em diversas outras categorias, que são de uso recorrente, têm a certeza de que mais cedo ou mais tarde realizarão novas vendas. Porém, por não haver garantias de que o consumidor retornaria àquela loja específica para a reposição dos itens, um movimento relacionado a estratégias que pudessem atrair esses clientes ganhou espaço. A tecnologia apareceu, então, como forte aliada nesse processo.
A saída encontrada para a ‘fidelização’ dos consumidores encontrou aderência nos processos de automação do marketing para e-commerce. Os programas de assinatura, por exemplo, caíram no gosto de muitos varejistas online e, claro, agradaram também aos consumidores. As ferramentas especiais focadas na ‘recompra inteligente’ são alternativas que também vêm conquistando adeptos, uma vez que ‘avisam’ ao cliente que aquele determinado produto provavelmente está perto do fim e que já é hora de providenciar um substituto.
Enquanto as plataformas de assinatura se baseiam de acordo com a data apontada pelo cliente para a realização da nova compra, ferramentas de ‘recompra inteligente’ funcionam de maneira inteligente, uma vez que calculam o tempo médio estimado para o consumo de cada produto, o intervalo de tempo entre as compras de um mesmo item por uma série de clientes, além de algoritmos. Com base nesses cálculos, os times de marketing e vendas das lojas podem criar comunicações especiais, inteligentes e personalizadas, que alertem ao cliente para a necessidade de reposição daquele determinado item.
Trabalhar com inteligências desse tipo, proporciona às lojas, inclusive, mais força na hora de negociar com o fornecedor, visto que é possível ‘prever’ a média de vendas a seralcançada em determinados períodos e firmar parcerias para a realização de campanhas especiais de incentivo à aquisição daqueles produtos ou de outros, complementares.
Minha dica ao investir em uma solução do gênero é ligada à comunicação. Personalize a comunicação que será feita junto ao cliente. É possível ser criativo e estabelecer esse contato de inúmeras maneiras, inclusive por meio de vídeos. No entanto, muitas vezes, o tradicional arroz com feijão, como um e-mail em tom pessoal, funciona muito bem e tornará prática não apenas a concretização das suas vendas, como a vida do seu cliente. Pense a respeito!
*Felipe Rodrigues é especialista em e-commerce, fundador e CEO do Enviou